bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

APTA realiza em Jaú evento com foco em empreendedorismo e inovação

Empreendedorismo e inovação serão o foco do IV Encontro DNA – Desenvolvendo Nosso Agronegócio, organizado pela Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com a Cooperativa Agrícola do Jahu e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati – EDR Jaú). O encontro, a ser realizado de 13 a 15 de setembro de 2017, tem o objetivo de ser um facilitador para que todos os segmentos envolvidos com a produção rural local e regional tenham um ambiente favorável para discussão e análise do agronegócio. O evento também marca a comemoração dos 80 anos da UPD de Jaú da APTA. A entrada é gratuita.
Durante o IV Encontro DNA serão oferecidos o “Dia de Campo – Desenvolvendo Nossa Cana-de-açúcar” e os minicursos “MPB de cana-de-açúcar”, por pesquisadores do Programa Cana do Instituto Agronômico (IAC); “Treinamento prático em cachaça artesanal” e “Produção de Açúcar Mascavo”, por pesquisadores da UPD; “Produção de cogumelos comestíveis”, pelo pesquisador da APTA Daniel Gomes; e “Horsemanship e iniciação na equitação teórica e prática”, pelo Sindicato Rural de Jaú e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Serão discutidos ainda temas ligados a plantas daninhas, hidroponia, produção de cerveja artesanal, madeiras florestais, arroz, batata, banana e outras frutíferas por profissionais da Casa do Produtor Rural da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), que estarão à disposição do público para tirar dúvidas. Também serão realizadas duas oficinas de montagem pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Instrumentação), uma de irrigador solar e outra de fossa séptica e jardim filtrante. Ainda haverá um fórum sobre oportunidades sustentáveis para diversificação de atividades no meio rural.
“Será realizado ainda o concurso Cachaça com Ciência, que premiará as melhores cachaças artesanais produzidas no Estado de São Paulo e o concurso regional de café. A ideia é tratarmos o agronegócio em suas diversas facetas e fomentar e embasar as ações de empreendedorismo na região de Jaú. Também serão discutidos temas relacionados às oportunidades de negócios, nichos de mercado e regulamentação e legislação nas atividades rurais”, afirma Gabriela Aferri, chefe da UPD.
O público terá acesso a 27 estandes. Uma área de três hectares foi disponibilizada para instituições de pesquisa, cooperativas e empresas realizarem atividades práticas como plantio de culturas como cana, feijão, amendoim, sorgo, aveia, arroz, trigo, triticale, crotalaria e milho. Haverá ainda demonstração de máquinas e equipamentos em operação, como plantio de muda pré-brotada (MPB) de cana, colheita de cana e ensilagem.
A expectativa é que o evento reúna 500 pessoas por dia, entre produtores rurais, empresas, prefeituras, sindicados, associações, cooperativas, alunos e instituições públicas.  “A ideia é estabelecer um ambiente em que os produtores rurais e suas famílias possam encontrar oportunidade de crescimento e integração com os diversos setores que estarão presentes. Queremos favorecer a presença daqueles que estão ligados à produção da terra, independente do tipo de atividade desenvolvida”, explica Gabriela.
Diversificação da produção
Para João André Miranda de Almeida Prado, diretor da Cati-EDR Jaú, a ideia do evento, desde sua primeira edição, é transferir tecnologias e conhecimentos para que os produtores da região possam diversificar a produção. Prado explica que existem oito mil propriedades rurais na região de Jaú e 80% delas são consideradas pequenas, quando levado em conta o critério de tamanho da propriedade.
“A cana-de-açúcar é a principal cultura da região e ocupa uma área de 230 mil hectares. Quando a cana vive um bom momento, temos bonança em toda a região. O problema é quando ocorrem crises com a cultura, algo cíclico no Brasil. Se temos uma região baseada apenas em uma cultura e essa cultura vai mal, há impactos em todos os setores, como no comércio e nos serviços. Queremos com o evento disseminar conhecimentos para que os produtores tenham opções de produzir outras culturas, como cereais, olerícolas, bovinos de corte, por exemplo”, explica Prado.
Para Edwin Montenegro, produtor de macadâmia e diretor do Sindicato Rural de Bocaina, o encontro é uma oportunidade para a região por mostrar alternativas agrícolas aos produtores. “Com isso, eles podem ter outras formas de rentabilidade na propriedade rural”, afirma.
Carlos Eduardo Nabuco de Araújo, diretor presidente da Cooperativa Agrícola da Zona do Jahu e um dos fundadores do evento, explica que o encontro tem essa proposta de alavancar a produção de outras culturas agrícolas da região e dar opções para que os produtores rurais permaneçam no campo. “Sofremos em São Paulo o processo de evasão rural. Eventos como o DNA têm a proposta de dar opções para tentar reverter esse processo. Queremos mostrar que o campo é atrativo”, afirma.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, o evento busca levar conhecimento para toda a cadeia produtiva do agronegócio, a fim de melhorar a produção e a renda. “Uma das diretrizes do governador Geraldo Alckmin é aproximar as instituições de pesquisa do setor de produção, para melhorar a produção e a qualidade de vida dos produtores rurais”, diz.
O IV Encontro DNA é organizado pela UPD Jaú, Cooperativa Agrícola do Jahu, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati-EDR Jaú) e A&E Arquitetura e Empreendimentos. O evento conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), Prefeitura Municipal de Jaú, Sindicato Rural, Associação dos Plantadores de Cana da Região de Jaú (Associcana), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz” (Esalq/Usp) e Instituto Agronômico (IAC-APTA).
SERVIÇO
IV Encontro DNA – Desenvolvendo Nosso Agronegócio
Data:
de 13 a 15 de setembro de 2017
Horário: das 8h às 18h
Local: Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú da APTA
Endereço: Rod. SP-304, sentido Jaú a Bariri, Km 304.
Inscrição: www.sympla.com.br/iv-encontro-dna
Programação: www.encontrodna.com
Informações: (14) 3621-3439/ encontrodna@gmail.com
Por Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA

Notícias por Ano