APTA Regional Pindorama recebe secretário de Agricultura de São Paulo

Na última agenda da sexta-feira, 2, o secretário de Agricultura de São Paulo, Itamar Borges, e o secretário Executivo, Francisco Matturro , estiveram na cidade de Pindorama, conhecendo as atividades dos pesquisadores da APTA Regional, com a presença do prefeito e do vice-prefeito da cidade, Felippe Junior e Neto Camargo.

Recepcionados pelo coordenador da APTA, Sérgio Tutui, pelo diretor APTA Regional, Dr. Daniel Gomes, e pelo diretor da unidade de Pindorama, Dr. Everton Finoto, o secretário conheceu as atividades do Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios Centro Norte e os projetos desenvolvidos pelos pesquisadores (as), Dr. Antônio Lúcio Martins, Dra. Juliana Galli, Dr. Marcos Michelotto, Dra. Maria Beatriz Soares, Dra. Maria Teresa Abdo, Dra. Rose Vidotti e Dra. Solidete Paziani.

Na unidade são desenvolvidas pesquisas com limão Tahiti, goiaba, milho, soja, amendoim, seringueira, cana-de-açúcar, controle de plantas daninhas, aproveitamento de resíduos de piscicultura, monitoramento da qualidade da água, sistemas agroflorestais (SAF) e sequestro de carbono. A unidade também abriga bancos de germoplasma de goiaba, urucum, manga, mandioca, pupunha, seringueira, cacau e ainda preserva 144 ha de mata nativa que compõem a Reserva Biológica de Pindorama.

Um dos destaques são as pesquisas que integram o Programa de Amendoim do Instituto Agronômico (IAC), coordenado pelo pesquisador científico Dr. Ignácio Godoy, que também, esteve presente juntamente com alguns parceiros e colaboradores, dentre eles a Sra. Meire Lorenzato representando a empresa Lorenzato, produtora de sementes de amendoim, de Dumont, e o engº. Agrônomo Luiz. A. Vizeu representando a MIAC (Máquinas para Colheita Mecanizada), de Pindorama.

A unidade coordena e faz parte da “Rede de Avaliação de Cultivares e Tecnologias de Produção de Soja no Estado de São Paulo”, caracterizando as cultivares em diferentes regiões e sistemas produtivos e também integra o projeto AMBISOJA ("Ambientes de Produção para Soja em Reforma de Canaviais").

O encontro também contou com as presenças do presidente da Câmara de Pindorama, Nenê Vidal; do vereador Marcos Rocha; da secretaria municipal de Agricultura Tamiris Souza; dos assessores parlamentares da Secretaria, Edinho Filho e Kiko Danieletto; dos diretores técnicos da CDRS-Cati Catanduva e São José do Rio Preto, respectivamente, Claudio Giusti e Ricardo Pereira, do membro da Defesa Agropecuária, Alexandre Paloschi, produtores de amendoim e representantes Câmara Setorial do Amendoim, da Usina Colombo, da Coplana (Jaboticabal), da Copercana (Sertãozinho), da Fundecitrus.