bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Bioenergia: tema de palestra no IEA e debate no blog da Secretaria de Agricultura

Os avanços tecnológicos e a sua viabilidade econômica na produção de biocombustíveis, bem como seus possíveis impactos no campo, são assuntos que serão abordados em palestra, nesta quinta-feira (dia 12 de novembro), às 13h30, na cidade de São Paulo, pelo pesquisador Sérgio Alves Torquato, do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Torquato terá como debatedor Luiz Antonio Dias Paes, do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).
O evento, que faz parte do “Ciclo de Palestras IEA 67 Anos”, vai discutir como o desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de biocombustíveis no Brasil poderá mudar os cenários de renda das economias locais, do uso da terra e das questões fundiárias, especialmente no Estado de São Paulo. Nesse contexto, serão enfocados aspectos como viabilidade econômica, tempo de vida e utilização do etanol frente a outros combustíveis renováveis na matriz energética.
O palestrante vai procurar mostrar, ainda, como as alternativas de tecnologias estudadas e desenvolvidas no Brasil e no exterior poderão, a médio e longo prazo, determinar os novos rumos da produção e do mercado de biocombustíveis.
Blog da Secretaria
Sérgio Torquato participa ao vivo, nesta quarta-feira (11 de novembro) a partir das 14h30, do blog da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que lança um fórum de discussão sobre a bioenergia, com a participação de pesquisadores especialistas em cana-de-açúcar, seja na pesquisa de novas variedades seja na análise do mercado em desenvolvimento.  O pesquisador do IEA, especialista no setor de açúcar e álcool, vai falar sobre as perspectivas desta safra, o mercado internacional de açúcar e as expectativas para 2010.
Também estarão disponíveis artigos para comentários do pesquisador Marcos Landell, diretor do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC-APTA) e responsável pelo Programa Pró- Cana, do Governo do Estado, no desenvolvimento de novas variedades de cana para o cerrado brasileiro, outras regiões do Brasil e intercâmbio com outros países, principalmente do continente africano, México e Austrália.
Para participar, acesse o blog (www.agriculturasp.blogspot.com) e faça perguntas e intervenções.
Link: outras informações e inscrições para a palestra “IEA 67 anos: Novas tecnologias para produção de energias renováveis: reflexões sobre impactos no campo”
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Tel.: 11 5067-0069
Euzi Dognani/Adriana Rota/ Nara Guimarães
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Notícias por Ano