bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Biológico inicia exames laboratoriais em grãos de soja exportados para Rússia de porto amazonense

O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, iniciou em fevereiro exames em grãos de soja para os primeiros carregamentos do porto de Itacoatiara (Amazonas), rumo a São Petersburgo na Rússia. Com a abertura deste novo mercado, a expectativa é que haja aumento da demanda por estes serviços prestados pelo Laboratório da Ciência das Plantas Daninhas sediado em Campinas (SP), credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para realizar o exame de pureza de amostras visando verificar a presença de sementes de plantas daninhas e a identificação das espécies.
Em 2010, está prevista a certificação da análise de sementes de plantas daninhas conforme a norma ISO 9001:2008, além de aquisição de equipamentos e adequações físicas no Laboratório, informa Antonio Batista Filho, diretor geral do IB.
O IB realiza análises oficiais de sementes de plantas daninhas consideradas Pragas Quarentenárias Ausentes (A1) na importação e na exportação de produtos agrícolas e, para isso, deve seguir acordos internacionais conforme as restrições do país importador. As sementes de diversas espécies de plantas daninhas podem ser consideradas como contaminantes de produtos de interesse agrícola (sementes, grãos, substratos para plantas, condicionadores de solo etc.) ou serem consideradas Pragas Quarentenárias A1 (praga de importância econômica potencial para uma área em perigo, porém não presente no território nacional).
Em 2009, o IB realizou 220 exames laboratoriais em amostras de sementes de espécies forrageiras, olerícolas, plantas ornamentais e substratos para plantas. A tendência é de crescimento deste serviço devido à maior demanda com a abertura de novos mercados internacionais.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail franco@biologico.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3251-8705, com o pesquisador Daniel Andrade de Siqueira Franco, do Laboratório da Ciência das Plantas Daninhas/Centro Experimental Central do IB, em Campinas (SP). 
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Maitê Laranjeira (estagiária)
Acompanhe a Secretaria de Agricultura
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

 

Notícias por Ano