Biológico promove Congresso de Iniciação Científica em SP; 18 premiados em Congresso de Jaguariúna

O 10º Congresso de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais (CICAM) acontece no período de 21 a 23 de agosto, na capital paulista, numa promoção do Instituto Biológico (IB-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e patrocínio de várias empresas. O evento congrega estudantes de graduação e pós-graduação, além de pessoas interessadas nas áreas de sanidade animal e vegetal, proteção ambiental, pragas urbanas, museologia e história da ciência e recursos humanos.
O congresso será realizado na sede do IB – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana – São Paulo – Capital. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cicam2012@biologico.sp.gov.br.
18 bolsistas premiados em Campinas
Dezoito alunos bolsistas de instituições da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA/SAA) foram premiados no 6.º Congresso de Iniciação Científica – CIIC 2012, realizado de 13 a 15 de agosto, em Jaguariúna (SP).  O encontro reuniu 178 bolsistas de projetos de iniciação que contam com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - por meio dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) -, e foi promovido por Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), Instituto Agronômico (IAC-APTA), APTA Regional e Embrapa Meio Ambiente, Monitoramento por Satélite e Informática.
O aluno Wellington Costa Campos, do curso de Zootecnia do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), recebeu o “Prêmio Futuro Cientista” pela apresentação oral do trabalho “Aspectos bioeconômicos da suplementação de novilhas Nelore durante a terminação”. Ele é orientando do pesquisador Gustavo Rezende Siqueira, do Polo Alta Mogiana/APTA Regional, em Colina.
Oito alunos bolsistas do IAC, em Campinas, tiveram seus trabalhos premiados. Três bolsistas do PIBIC, que apresentaram trabalhos orais, foram agraciados com o Prêmio “Maria Beatriz Perecin de Iniciação Científica”. Dos três projetos do PIBITI, apresentados oralmente, um foi escolhido pela comissão avaliadora para receber o Prêmio “IAC – Inovação”. O IAC teve ainda três pôsteres do PIBIC agraciados e um pôster do PIBITI vencedor.
A aluna Marcela Moretti Roma, orientanda do pesquisador Fernando Alves de Azevedo, foi premiada pela apresentação oral do trabalho “Tangerina Fremont: nova variedade para o mercado de citros in natura”. Felipe Pedroso de Lima Brusse, orientando do pesquisador Wilson Barbosa, teve premiado o pôster “Desenvolvimento de um modelo de Educação Ambiental Agrícola no Centro Experimental Central, do Instituto Agronômico (IAC)”.
Os bolsistas Bianca Cristina Almeida Silva, Daniela Zardini Bardella e Felipe Albieiro Gomes de Almeida tiveram seus trabalhos sobre as características químicas de cachos e bagas de uvas, a ligação gênica de toranja e tangerina Cravo e a produtividade de baby leaf de alface cultivada em bandejas com substrato reutilizado premiados na categoria apresentação oral. Os bolsistas foram orientados, respectivamente, pelos pesquisadores Mara Fernandes Moura, Mariângela Cristofani-Yaly e Luis Felipe Villani Purquerio.
Os pôsteres produzidos por Ciro Pozzi Garcia, Felipe Augusto Lodovico e Lucas Ribeiro Belucci também foram eleitos como melhores trabalhos expostos. Seus orientadores foram, respectivamente, os pesquisadores Rodrigo Marcelli Boaretto, Julieta Andrea Silva de Almeida e Carlos Alberto Mathias Azania.
Entre os participantes do ITAL, foram premiados os bolsistas Matheus Silveira Lima (orientando da pesquisadora Roseli Aparecida Ferrari), Cássia Mayume Abe (pesquisadora Carla Léa de Camargo Vianna Cruz) e Livia Petrovic Abrahão (pesquisadora Alba Lúcia Andrade Coelho).
Nos projetos do PIBITI, foi escolhida Laura Macedo Matiola (orientanda da pesquisadora Shirley Aparecida Garcia Berbari). E receberam menção honrosa os pôsteres de Andressa de Souza Fratari (pesquisadora Lidiane Bataglia da Silva), Patrícia Kyoko Onishi (pesquisador Flávio Martins Montenegro), Daniela Fornaziero de Oliveira (pesquisadora Marisa Padula) e Kleber Eduardo Vicente dos Santos (pesquisador Paulo Roberto Nogueira Carvalho).
Leia mais: 60 alunos bolsistas do IAC participam do 6.º Congresso de Iniciação Científica – CIIC 2012

Veja as fotos do Congresso de Iniciação Científica: http://www.flickr.com/photos/agriculturasp/sets/72157631096237630/

Assessoria de Imprensa do IAC
Carla Gomes/Monica Galdino