bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Bolsistas do Instituto de Pesca apresentam seus trabalhos no XII SICIP

O Auditório do Museu de Pesca sediou em 10 de agosto de 2017 o XII Seminário de Iniciação Científica (SICIP) do Instituto de Pesca (IP-Apta), órgão de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Neste ano, dezessete bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica(PIBIC/CNPq) do Instituto apresentaram resultados de suas pesquisas desenvolvidas ao longo de um ano sob orientação de pesquisadores do IP.
O SICIP é organizado anualmente pelo Instituto de Pesca e tem o objetivo de proporcionar aos jovens estudantes a oportunidade de participar de uma reunião científica, etapa obrigatória na capacitação de novos pesquisadores. Além disso, ao realizar o evento, o Instituto de Pesca busca despertar o interesse e promover o engajamento sério e consistente de estudantes universitários em atividades de pesquisa.
“Trata-se do fechamento de um ciclo para estes estudantes, que durante o período de duração da bolsa PIBICtêm a possibilidade de conviver com pesquisadores de carreira, mestres e doutores do IP. Isso proporciona uma perspectiva particular sobre a atividade científica uma vez que permite a participação desses jovens no processo de produção do conhecimento”, explica a pesquisadora do IP Marie Anne Najm Chalita, coordenadora do PIBIC-IP.
Na edição de 2017, o seminário contou com a palestra “Marcadores moleculares na conservação e melhoramento de organismos aquáticos”, ministrada pelo Dr. Alexandre Wagner Silva Hilsdorf, professor e pesquisador da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) que, assim como os jovens bolsistas, também iniciou sua carreira na pesquisa dentro do IP.
Durante o evento, os bolsistas fizeram a apresentação oral de seus artigos científicos e foram avaliados por um comitê composto por pesquisadores do IP e da Universidade de São Paulo (USP). Ao final das apresentações, os três trabalhos mais bem avaliados foram premiados com um troféu e duas publicações pelo Instituto de Pesca.
Para Marina Provetti Miranda, uma das bolsistas premiadas, o período de desenvolvimento de seu projeto no IP foi importante para a sua orientação profissional. “A experiência foi incrível e me motivou ainda mais a seguir a carreira de pesquisadora. E após a minha apresentação no SICIP eu pude perceber que consigo transmitir os objetivos do meu projeto de forma clara e compreensível. É algo gratificante”, explicou a jovem.
Para Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, eventos como o SICIP são importantes por proporcionar a oportunidade de contato de jovens com o universo da pesquisa científica.
“A formação de recursos humanos é uma atividade importante dentro dos institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura e um compromisso que temos com a sociedade. Formar as futuras gerações de cientistas é também assegurar a continuidade de soluções para os problemas do campo, algo que está intrinsecamente ligado à pesquisa e à inovação”, disse o titular da Pasta de Agricultura.
Confira abaixo os bolsistas premiados durante a XII SICIP:
1º Lugar: Mayumi Oshiro Costa
Orientadora: Dra. Érika Fabiane Furlan
“Aspectos da qualidade da carne mecanicamente separada de pescado ofertada na alimentação escolar do município de Itanhaém – SP”
2º Lugar: Pamela Garbin de Souza
Orientador: Dr. Leonardo Tachibana
“Resistência ao pH e sais biliares de bactérias coletadas de tilápia-do-nilo, para futura aplicação como probiótico”
3º Lugar: Marina Provetti Miranda
Orientador: Dr. Alberto Ferreira de Amorim
“Estudo da variabilidade genética de Thunnus obesus e Thunnus alalunga no litoral sudeste e sul do Brasil”
Por Leonardo Chagas e Letícia Chiquetto (estagiária)
Revisão Márcia Cipólli
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Instituto de Pesca
(11) 3871-7549
cecomip@pesca.sp.gov.br

Notícias por Ano