Bolsistas do PIBIC-CNPq dos Institutos de Pesquisas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento apresentarão resultados de pesquisas no Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica 2020

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), participará do 14º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica – CIIC 2020, que este ano está sob a coordenação Embrapa Informática Agropecuária, e será realizado, extraordinariamente, no formato de conferência online, nos dias 1º e 2 de outubro. Serão apresentados os trabalhos de 154 bolsistas, sendo 102 pôsteres e 36 trabalhos em sessão oral. O Instituto de Zootecnia apresentará 12 trabalhos, sendo nove pôsteres e três orais.

O objetivo principal do congresso é apresentar os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e Inovação Tecnológica (PIBITI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculados às instituições participantes.

O CIIC 2020 é uma realização conjunta da Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Territorial, Instituto Agronômico (IAC), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Instituto de Zootecnia (IZ) e Apta Regional. Sua Comissão Organizadora, formada por representantes dessas instituições, é responsável por estabelecer os procedimentos que deverão ser seguidos pelos participantes.

Segundo a presidente do Comitê de Iniciação Científica do IZ, pesquisadora Maria Eugênia Zerlotti Mercadante o contato com as áreas de pesquisa científica e tecnológica capacita e instiga o aluno a prosseguir os estudos em programas de pós-graduação stricto sensu.

“As atividades estimulam o envolvimento dos estudantes de graduação nos projetos de pesquisa, contribuindo para o preparo profissional”, destaca Mercadante.

Pelo IZ serão apresentados três trabalhos em sessão oral, os quais foram selecionados entre os 12 trabalhos do ciclo PIBIC IZ 2019/2020 por um comitê externo. O primeiro trabalho, com o tema "Adaptabilidade de bovinos Caracu ao clima tropical", da bolsista Giovanna Rodrigues Goulart, orientado por Nedenia Bonvino Stafuzza, foi realizado no Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte, com a colaboração de Bianca Vilela Pires, Natalya Gardezani Abduch e Claudia Cristina Paro de Paz

O segundo trabalho selecionado para apresentação oral “Eficácia do limoneno no controle de Haemonchus contortus em ovinos”, foi realizado no Centro de Pesquisa de Genética e Reprodução Animal, pela bolsista Priscila de Rezende Miranda, sob orientação da pesquisadora Luciana Morita Katiki, com a colaboração de Guilherme Fávero Luciani, Cecília Jose Verissimo e Leandro Rodrigues

O terceiro trabalho selecionado, “Impacto da seleção para desempenho sobre a eficiência produtiva e reprodutiva de matrizes Nelore”, do bolsista Wender Mateus de Oliveira Lima, sob orientação da pesquisadora Joslaine Noely S. G. Cyrillo, foi realizado no Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte, com a colaboração de Sarah Figueiredo Martins Bonilha, Renata Helena Branco e Maria Eugênia Zerlotti Mercadante.

Os trabalhos selecionados para apresentação oral serão apresentados na plataforma MConf, que pode ser acessada pelo link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ciic2020

A apresentação é aberta ao público. Os resumos serão publicados nos Anais do evento e disponibilizados online. Os pôsteres já estão disponíveis para visualização. Acompanhe a programação do evento em www.ciic.cnptia.embrapa.br.

Por Lisley Silvério

Assessoria de Imprensa IZ