bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Cafés colhidos no IB serão doados para entidades assistenciais do Estado de São Paulo

Os cafés colhidos pela população em um dos maiores cafezais urbanos do País serão doados para entidades assistenciais do Estado de São Paulo ligadas ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), presidido pela primeira-dama Lu Alckmin. O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, fará a entrega simbólica “Café Solidário” em 16 de dezembro de 2016, às 9h, no Palácio dos Bandeirantes, durante a cerimônia de lançamento da 14ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo – Safra.
Ao todo, o IB doará 82 quilos de café arábica, divididos em 328 pacotes de 250 gramas, para o Fussesp distribuir para entidades assistenciais do Estado de São Paulo. Os grãos usados na produção foram colhidos no cafezal urbano do Instituto Biológico, localizado na Vila Mariana, São Paulo, Capital. O café foi beneficiado em uma fazenda em Caconde, interior paulista.
“Anualmente, o IB realiza o evento Sabor da Colheita, em que abre suas portas para a população colher os cafés do instituto e que marca o início da safra do café no Estado de São Paulo. Desde 2009, realizamos a doação desta produção para o Fussesp. Estamos muito felizes com essa parceria, pois podemos contribuir com instituições que atendem aqueles que mais precisam”, afirma Antonio Batista Filho, diretor-geral do Instituto Biológico.
Cafezal urbano
O Instituto Biológico mantém no coração da cidade de São Paulo um dos maiores cafezais urbanos no País, com 10 mil metros quadrados e 1.600 pés de café arábica das variedades Mundo Novo e Catuaí – materiais desenvolvidos pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), presentes em 90% do parque cafeeiro.
O cafezal faz parte do projeto Ciclos Econômicos Agrícolas, que mostra a importância econômica e histórica dos ciclos agrícolas brasileiros. O público em geral, principalmente formado por crianças e adolescentes, tem a oportunidade de conhecer in loco culturas como café, pau-brasil, seringueira e cana-de-açúcar. “O IB preserva exemplares dessas culturas como forma de contribuir para que o aprendizado sobre a base histórica da economia brasileira seja realizado de forma mais interessante e ilustrativa”, afirma Batista Filho.
Cerca de mil estudantes, pesquisadores e estrangeiros já participaram do projeto desenvolvido pelo instituto de pesquisa paulista. “Projetos como esse aproximam a pesquisa científica da população e esta é uma das diretrizes do governador Geraldo Alckmin”, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Fussesp
O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo, vinculado à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, presidido pela primeira-dama do Estado, Lu Alckmin. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população. O Fussesp atua na capital, em 2.500 entidades sociais cadastradas e no interior, por meio dos Fundos Municipais de Solidariedade.
SERVIÇO
Cerimônia de Lançamento da 14ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo – Safra 2016 e Entrega Simbólica “Café Solidário”

Data: 16 de dezembro de 2016
Horário: 9h
Local: Palácio dos Bandeirantes – Salão dos Pratos
Endereço: Avenida Morumbi, 4.500, São Paulo – SP.
Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA
(19) 2137-8933
imprensa@apta.sp.gov.br

 

Notícias por Ano