bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Cafés IAC são degustados no maior evento do setor no Brasil

Cafés do tipo arábica do Instituto Agronômico (IAC-APTA) foram servidos em sessões de cupping durante a Semana Internacional do Café 2016, realizada em setembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. As bebidas provadas no 3º Cupping de Cafés Exóticos do IAC foram feitas com grãos cultivados pelo Instituto, em Campinas, oriundos de cultivares em seleção e de acessos do Banco de Germoplasma do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, mantido no interior paulista.
Segundo o pesquisador e diretor do Centro de Café “Alcides Carvalho” do IAC, Gerson Silva Giomo, a proposta da atividade é comparar perfis sensoriais em qualidade de bebida, entre as cultivares comerciais existentes. “A referência foi um Bourbon Amarelo e um Mundo Novo, junto com outras introduções do Banco de Germoplasma e outras já em seleção no IAC”, explica Giomo.
Foram degustadas 16 amostras de café do IAC, totalizando 80 xícaras. A avaliação foi realizada conforme protocolo de análise sensorial de cafés especiais da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA).
As características dos cafés foram apresentadas de forma didática ao público, formado por baristas, degustadores e formadores de opinião no setor cafeeiro. “As pessoas ficam impressionadas com a qualidade desses cafés porque eles são realmente diferentes dos cafés comerciais”, afirma.
Para o pesquisador, a manifestação do público traz um retorno positivo para as pesquisas realizadas no IAC. “A cada ano, essa avaliação que fazemos mostra que os cafés continuam se destacando e o público continua gostando”, avalia.
Essas análises com o público servem para validar as pesquisas conduzidas em laboratórios. “Complementamos as avaliações dos experimentos que são feitos também em painéis sensoriais”, diz. De acordo com Giomo, alguns cafés se mostraram excelentes e outros, nem tanto. Mas, de maneira geral, todos eles são bastante diferenciados das cultivares comerciais tradicionais.
“Esta é mais uma oportunidade para o setor cafeeiro provar a qualidade dos cafés do Instituto Agronômico. Essa interação com os elos da cadeia de produção é uma recomendação constante do governador Geraldo Alckmin”, diz o secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim.
Evento
A Semana Internacional do Café 2016 foi realizada de 21 a 23 de setembro, em Belo Horizonte, e gerou um volume de negócios da ordem de R$ 25 milhões. Já em sua quarta edição, o evento atraiu cerca de 14 mil visitantes, nacionais e internacionais, incluindo cafeicultores, baristas, cooperativas, indústrias, segmentos de máquinas e equipamentos para o setor, embalagens, serviços de cafés, e-commerce e indústria de cápsulas.
Os presentes acompanharam 25 eventos simultâneos, incluindo 68 palestras e workshops e 30 sessões de cupping com, aproximadamente, 2.250 xícaras de café provadas. O público também teve a oportunidade de conhecer o 11º Espaço Café Brasil, considerada a maior feira do segmento, que reuniu 103 expositores e 155 marcas. No concurso Coffee of The Year foram computadas, aproximadamente, 180 amostras de café, sendo que 100 delas, de excelente qualidade, foram selecionadas para apresentação nas rodadas de negócios.
Por Carla Gomes (MTb 28156)
Assessora de Imprensa - IAC

Notícias por Ano