Cana-de-açúcar é tema da 12ª Reunião Técnica sobre Produção Intensiva de Ovinos do IZ

O Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP) realizará no dia 27 de setembro, às 8h30, em Nova Odessa, SP, a 12ª Reunião Técnica Produção Intensiva de Ovinos, com o tema: “Cana-de-açúcar na alimentação de ovinos - Cultivares e dietas”. O evento abordará as tecnologias desenvolvidas para a produção de cordeiros para abate superprecoce, com finalidade de orientar e atualizar produtores, veterinários, zootecnistas, agrônomos, estudantes e interessados na produção. Segundo o pesquisador do IZ, Mauro Sartori Bueno, coordenador do evento, a cana de açúcar tem baixo teor de proteína e fibra de baixa digestiblidade, que limita sua utilização pelos animais, contudo tem elevada produção por área e conteúdo energético satisfatório, representando uma fonte de forragem de alta relevância para utilização no período das secas. “Para melhor aproveitamento do produto pelos ovinos, há necessidade de balanceamento adequado das dietas”, ressalta Mauro. Na 12ª Reunião Técnica, os pesquisadores do IZ, Josiane Lima e Mauro Sartori Bueno abordarão, respectivamente, sobre “As vantagens e desvantagens da silagem de cana e utilização de aditivos” e sobre “A formulação de dietas com base na cana-de-açúcar para as diversas categorias de ovinos” (confinamento e terminação de cordeiros, alimentação de ovelhas). Já a pesquisadora da APTA Regional Ribeirão Preto, Drª. Maria Lucia Pereira Lima, abordará as características de cultivares forrageiros e dos tradicionais e, também, falará sobre a perspectiva de novos lançamentos de cana-de-açúcar pelo Instituto Agronômico (IAC). Além das palestras, os participantes visitarão a Unidade de Ovinos. A inscrição antecipada será R$ 50,00. Mais informações pelo (19)3466-9413 e e-mail eventos@iz.sp.gov.br. Programa 8h30 - Inscrição 9h00 - Abertura - Diretor Técnico do IZ 9h15 - Silagem de cana-de-açúcar: vantagens e desvantagens - PqC Josiane Aparecida de Lima, IZ- Nova Odessa 10h30 - Café 10h45 - Cultivares forrageiros de cana-de-açúcar - PqC Maria Lúcia Pereira Lima, APTA Regional Centro Leste - Ribeirão Preto 12h00 - Perguntas e debates 12h30 - Intervalo para almoço 13h30 - Dietas a base de cana-de-açúcar para ovinos - PqC Mauro Sartori Bueno, IZ- Nova Odessa 14h45 - Visita à Unidade de Ovinos - manejo, raças ovinas, pastagens, instalações e equipamentos – a apresentação será pelos Pesquisadores da Unidade de Ovinos. 16h30 - Encerramento Serviços Evento: 12ª Reunião Técnica Produção Intensiva de Ovinos, com o tema: “Cana-de-açúcar na alimentação de ovinos - Cultivares e dietas”. Data: 27 de Setembro de 2007 Local: Instituto de Zootecnia | Rua Heitor Penteado, 56 | Nova Odessa/SP Informações: (019) 3466-9413 (Dolla ou Irene) Taxa de Inscrição: R$ 50,00 E-mail: eventos@iz.sp.gov.br.