bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Cana: pesquisa paulista tem dia de campo no cerrado goiano

Acontece nesta terça-feira (23/06), com a presença do secretário de agricultura e abastecimento do estado de São Paulo, João Sampaio, o Dia de Campo sobre Manejo e Desenvolvimento Varietal da Cana-de-açúcar para o Cerrado, no município de Goianézia (GO).

O evento é fruto de uma parceria do Programa Cana IAC, desenvolvido pelo Centro especializado na área dentro da Secretaria, com a empresa Jalles Machado, que em dezembro de 1994 passou a integrar o projeto de melhoramento genético cana IAC. “A proposta do Instituto era introduzir pré-variedades de cana nessa nova região para estudar aquelas que seriam mais adaptadas”, afirma o pesquisador responsável, Marcos Landell.

Para o secretário João Sampaio, este dia de campo é a realização de uma estratégia do estado de São Paulo de exportar tecnologia canavieira. “A pesquisa detém a expertise e temos que firmar parcerias em outros estados e países”, afirma. Além da Jalles Machado, outras empresas do setor em Goiás também já firmaram parcerias com a Secretaria de São Paulo. 

No Dia de Campo, haverá um ciclo de palestras e visitas demonstrativas aos campos de experimentos. O secretário João Sampaio profere palestra às 10h30. “O objetivo é nos próximos dois anos lançar a primeira variedade IAC do projeto de seleção em Goiás”, disse o secretário.

Programação:
9h30 - Abertura: Otávio Lage de Siqueira Filho - Jales Machado e Orlando Melo de Castro/Apta
10h- Perspectiva para o setor sucroalcooleiro em Goiás: André Rocha - Pres. Exec. do SIFAEG/SIFAÇÚCAR
10h40 - Cenários do Agronegócio no Brasil: João Sampaio
11h40 - Critérios de manejo varietal para o cerrado e apresentação das vantagens desenvolvidas pelo programa Cana IAC adaptadas a esta condição: Marcos Landell-IAC
12h- Experiência do Grupo Jalles Machado na aplicação da Matriz Ambiental IAC: Rogério Augusto Bremm Soares - Jales machado
12h20 - Tecnologias para o setor sucroalcooleiro: Bayer CropScience - Dupont
14h30 - Visita as estações demonstrativas

Serviço:
Dia de campo da Cana-de Açúcar no Cerrado Goiano
Data – 23 de junho
Local: Centro Cultural Berchiolina Rodrigues, R. 31, nº 379 - Centro - Goianésia-GO

Informações:
Assessoria de Comunicação
Tel.: 11 5067-0069 – www.agricultura.sp.gov.br
Euzi Dognani/ Adriana Rota/ Nara Guimarães

Notícias por Ano