Canal Terraviva e APTA assinam acordo de colaboração técnica

O Canal Terraviva e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, assinaram acordo de colaboração técnica em 3 de maio de 2018, durante a Agrishow, na abertura do workshop Caminhos do Leite, organizado pelo Instituto de Zootecnia (IZ-APTA). A parceria visa levar informações de pesquisas desenvolvidas pela APTA aos telespectadores do canal.

Por meio de seus seis Institutos e 11 Polos Regionais de pesquisa, a APTA vai prestar assessoria técnica aos programas do Canal Terraviva e o Terraviva Eventos.

A parceria, segundo Orlando Melo de Castro, coordenador da APTA, une a credibilidade das pesquisas desenvolvidas na APTA com a do jornalismo e ações do Canal Terraviva.

A APTA desenvolve pesquisas em todas as frentes do agronegócio nacional, como agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, sanidade animal e vegetal, processamento de alimentos e análises econômicas.

O Canal Terraviva, empresa do Grupo Bandeirantes, é uma das principais referências na comunicação voltada aos interesses do agronegócio e do produtor rural.

Segundo Orlando Melo de Castro, o acordo de colaboração entre a APTA e o Canal Terraviva vai aproximar a transferência de conhecimento tecnológico gerado pelas pesquisas até o produtor rural, nas diferentes plataformas que integram a comunicação do Canal Terraviva: TV paga, internet e dispositivos móveis.

“Estamos consolidando um processo de aproveitar a expertise dos Institutos e unidades regionais da APTA com o tema central do Canal Terraviva, que é o produtor rural. O Terraviva tem o lema de ser ‘o Canal de quem planta e cria’ e com certeza nossas tecnologias chegarão ao produtor de forma muito mais fácil. Estamos dando um pontapé inicial e vamos colher frutos maravilhosos”, comemorou Castro.

Eduardo Ramos, diretor executivo do Canal Terraviva, destaca que o acordo de colaboração com a APTA agrega ações já desenvolvidas pelo canal em prol do produtor rural brasileiro e permite uma maior visibilidade às pesquisas desenvolvidas. “É uma honra para nós firmarmos essa parceria, que no fundo é uma obrigação nossa de divulgar os trabalhos de pesquisa do nosso País. Conseguimos enxergar um futuro desse trabalho, para levar inovações ao produtor rural brasileiro”, afirmou.

Com a parceria, o Canal Terraviva passará a contar com um time de 590 pesquisadores da APTA que poderão ser consultados para ajudar na elaboração de pautas, reportagens e na assessoria técnica para qualificar ainda mais a informação gerada dentro do agronegócio. “As outras coordenadorias da Secretaria também poderão ajudar nesse trabalho, com toda a expertise que temos na extensão rural e defesa agropecuária, por exemplo”, lembrou Castro.

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) já mantém trabalho em conjunto com o Terraviva Eventos há três anos, para assessoria técnica em eventos como a InterCorte e a campanha Somos da Carne.

“Na Agrishow deste ano, IZ e Terraviva lançaram o Caminhos do Leite e a campanha Somos do Leite, para fortalecimento do setor”, comemorou Renata Branco Arnandes, diretora-geral do IZ.

O evento contou com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Jardim, do deputado federal por São Paulo, Arnaldo Jardim, e do deputado federal pelo Espírito Santo, Evair Vieira de Melo.