bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Catavento recebe a exposição “Planeta Inseto: Biodiversidade”, do Instituto Biológico

O Catavento Cultural e Educacional recebe, entre os dias 6 e 22 de julho, a exposição “Planeta Inseto: Biodiversidade”, do Instituto Biológico (IB-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A parceria tem o objetivo de chamar a atenção para o crescente problema em relação às perdas de espécies animais e vegetais, em razão das ações humanas. A exposição acontece no Ano Internacional da Biodiversidade, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A mostra traz atrações curiosas e explica a importância dos insetos no ecossistema. Responde perguntas como quanto os insetos estão presentes em nossa vida (?) e que insetos fornecem roupas e alimentos (?). Também informa que os insetos representam mais da metade de todos os organismos vivos conhecidos e que somente as formigas representam 15% do peso de todos os seres vivos do planeta. 
A exposição propõe uma oportunidade de conhecer mais sobre o mundo dos insetos que está tão presente nas vidas das pessoas, mesmo que passe despercebido.  É apresentada com  criatividade e didática, de forma a entreter todos os públicos, desde os grandes entendedores do assunto aos curiosos. De forma lúdica e interativa, são apresentados diversos aspectos sobre os insetos, sensibilizando o público para sua importância na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública.
O cenário é um grande zoológico de insetos. O visitante tem a oportunidade de ver de perto lagartas do bicho-da-seda, que fornecem o fio utilizado em nossas roupas; escolher e torcer por uma barata em uma corrida ao vivo no baratódromo; saber mais sobre as pragas urbanas – quem são esses insetos que rondam as nossas casas e podem transmitir doenças (?); entender quais são as interações inseto-planta e conhecer as diferentes técnicas utilizadas no controle das pragas agrícolas. Outra atração que deve chamar a atenção de adultos e crianças é a espécie bicho-pau. Com a aparência de um galho, os visitantes podem pegar o inseto e deixar que ele caminhe pelo próprio corpo.
Sobre o Catavento
O Catavento é fruto de parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, contando com 250 instalações distribuídas em quatro mil metros quadrados. O espaço é dividido em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), cada uma delas elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes.
Atrações como uma maquete do sol, uma caverna que reproduz as formações e sons originais, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Julio Cesar e Gandhi e um passeio digital que mostra o Rio de Janeiro em 3D são apenas algumas das atrações em que os visitantes comprovam que é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo.
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Eliane Chistina da Silva (estagiária)
(11) 5067-0424
SERVIÇO: 
“Planeta Inseto: Biodiversidade”
Onde: Claustro do Catavento Cultural e Educacional
Endereço: Palácio das Indústrias – Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP
Quando: De terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h)
Quanto: R$ 6,00 e meia-entrada para estudantes e idosos
Classificação: livre
Como chegar: informações no www.cataventocultural.org.br/mapas.asp
Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II
Estacionamento: capacidade para 200 carros. Até 3 horas (somente para visitantes do Catavento): R$ 8,00
Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotiva

 

Notícias por Ano