Cerca de 100 pessoas participam de workshop da APTA sobre pimentão

Cerca de 100 pessoas participaram do I Workshop Sustentabilidade da Cultura do Pimentão: Desafios e Estratégias, realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Polo Regional de Bauru, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e Defesa Agropecuária. O evento foi realizado em 17 de maio de 2016 e teve o objetivo de mostrar a situação da cultura do pimentão, os atuais gargalos, desafios e estratégias para o futuro da atividade. O pimentão é uma cultura bastante representativa da região do Centro Oeste do Estado de São Paulo, que possui 1.600 produtores rurais na atividade. A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) também foi uma das organizadoras do evento.
Os pesquisadores do Polo Regional de Bauru da APTA ministraram palestra sobre técnicas de manejo do pimentão em estufas, fertilidade e ocorrência de pragas, doenças e nematoides. “O encontro foi um sucesso e conseguiu, com a união e conhecimento dos técnicos e produtores, definir os principais problemas e desafios da cultura do pimentão e propor estratégia para o futuro sustentável da atividade”, afirma Aparecida Almeida Spadotti, pesquisadora e diretora do Polo Regional da APTA.
Durante o evento, foram apresentados os principais pontos sobre adequações no manejo de cultivo e de adubação mineral, nematoides, pragas e doenças, devido a quantidade elevada de resíduos de defensivos agrícolas nos pimentões, o que causa aumento dos custos de produção e danos ao meio ambiente e ao produto comercializado.
“A adoção de Boas Práticas Agrícolas é o único caminho para prevenir e diminuir a aplicação de agrotóxicos, diminuir o custo de produção, melhorar a qualidade do produto do ponto de vista da saudabilidade, e garantir a segurança do alimento produzido, do consumidor e do produtor rural”, explica Spadotti.
Por Fernanda Domiciano
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo