China se mantém como principal parceira comercial do Agro Paulista

No primeiro trimestre de 2020, as exportações do Estado de São Paulo somaram US$ 9,93 bilhões e as importações US$ 14,26 bilhões, registrando déficit comercial de US$ 4,33 bilhões, informa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA).

No mesmo período, o agronegócio apresentou exportações de US$ 3,47 bilhões e importações de US$ 1,28 bilhão; gerando um superávit de US$ 2,19 bilhões, praticamente repetindo o resultado do ano anterior. A participação das exportações do agronegócio paulista no total do Estado é de 34,9%, enquanto as importações respondem por 9%, destacam José Alberto Angelo, Carlos Nabil Ghobril e Marli Dias Mascarenhas Oliveira, pesquisadores do IEA.

Os cinco principais grupos nas exportações do agronegócio foram: Complexo Sucroalcooleiro (US$ 924,8 milhões), Carnes (US$ 511,8 milhões), Complexo de Soja (US$ 436,1 milhões), Produtos Florestais (US$ 412,2 milhões) e Sucos (US$ 336 milhões). Esses cinco agregados representaram 75,7% das vendas externas setoriais paulistas. Na comparação com o primeiro trimestre de 2019, houve importantes variações nos valores exportados, com aumentos para os grupos do Complexo Sucroalcooleiro (+11,4%) e Carnes (+22,1%), e quedas nos demais: Complexo Soja (-17,1%), Produtos Florestais (-2,7%) e Sucos (-15,1%).

Em relação aos destinos das exportações do agronegócio paulista, a China permanece em primeiro lugar com US$ 782,6 milhões, montante 17.4% superior ao registrado no primeiro trimestre de 2019. Na sequência aparecem a União Européia (US$ 631,5 milhões), Estados Unidos (US$ 315,9 milhões), Bangladesh (US$ 124,2 milhões) e Arábia Saudita (US$ 122,9 milhões) fechando o grupo dos cinco principais parceiros comerciais do Estado de São Paulo que juntos respondem por 57% das vendas externas.

Balança Comercial do Brasil

A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 5,56 bilhões no primeiro trimestre de 2020, com exportações de US$ 49,52 bilhões e importações de US$ 43,96 bilhões. A queda de 38,4% no superávit comercial é resultado do recuo das exportações (-3,2%) e aumento das importações (+4,3%). Os efeitos econômicos da Covid-19 podem afetar fortemente os resultados da balança comercial brasileira nos próximos meses, alertam os pesquisadores. As exportações do agronegócio brasileiro alcançaram US$ 21,39 bilhões, enquanto as importações registraram US$ 3,56 bilhões, gerando um superávit de US$ 17,83 bilhões no trimestre.

Os cinco principais grupos nas exportações do agronegócio brasileiro foram: Complexo Soja (US$ 7,5 bilhões), Carnes (US$ 4,03 bilhões), Produtos Florestais (US$2,78 bilhões), Complexo Sucroalcooleiro (US$1,48 bilhão), e o grupo de Café (US$1,28 bilhão). Esses cinco agregados representaram 79,8% das vendas externas setoriais brasileiras.

À semelhança de São Paulo, a China permanece como principal destino das exportações do agronegócio brasileiro, com US$ 7,23 bilhões, seguida pela União Européia (US$ 3,66 bilhões), Estados Unidos (US$ 1,41 bilhão), Japão (US$ 521,17 milhões), e Hong Kong (US$ 470,86 milhões). Esses cinco países respondem por 62,1% das vendas externas do agro brasileiro.

Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas e gráficos com informações detalhadas da pauta de exportações do agro paulista, clique aqui.