bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Ciclo de palestras discute cadeia da borracha natural em São Paulo

O secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, fala sobre a importância da produção de borracha para o Estado de São Paulo durante o “VII Ciclo de Palestras sobre Heveicultura Paulista” que acontece nos dias 18 e 19 de novembro em São José do Rio Preto (SP).  O evento é destinado a profissionais do setor, pesquisadores, extensionistas, fornecedores e usuários das diferentes técnicas e tecnologias relativas à atividade e outros agentes da cadeia de produção. 
O Ciclo de Palestras é realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão (FUNEP), Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (APABOR) e SAA.  E visa estimular o intercâmbio de novos conhecimentos e informações sobre a cultura, bem como levantar demandas do agronegócio da borracha para a pesquisa.
Palestrantes da APTA, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e UNESP, bem como empresários da cadeia de produção, vão abordar temas como tecnologia para controle de plantas daninhas, pragas e doenças; clones recomendados para o Estado de São Paulo; mercado de borracha; gerenciamento do seringal; novo código florestal e a seringueira; novas técnicas de exploração e utilização da madeira da seringueira.
Produção de borracha
A produção paulista de borracha natural é de 57 mil toneladas por ano, o que representa 55% da produção brasileira (de 105 mil toneladas/ano), de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Como o consumo doméstico é de 340 mil toneladas/ano, há um déficit de 235 mil toneladas. Essa diferença é buscada no mercado internacional, cuja produção é de 10 milhões de toneladas/ano.
O valor da produção da borracha natural paulista está acima de R$ 240 milhões de reais por ano. Em termos de renda ao produtor, 1 hectare de seringueira equivale a 10 hectares de soja. Quanto à geração de empregos, 6 hectares de seringueira representam 1 vaga enquanto a soja precisa de 55 hectares para gerar 1 vaga.
Atualmente, existem cerca de 80 mil hectares de seringueira cultivados em São Paulo (em 2006, eram 40 mil).
O Ciclo de Palestras é patrocinado por FAESP/SENAR, Sindicato Rural de São José do Rio Preto, SEBRAE-SP e entidades e empresas do setor.
O evento será realizado no Ipê Park Hotel – Rod. Washington Luis, Km 428 – Cedral - São José do Rio Preto – SP. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3266-1282 ou pelo e-mail eventos@funep.fcav.unesp.br.
Clique aqui para ver a programação completa: http://www.apta.sp.gov.br/cursos_eventos1.php?id=1193

Acesse nosso álbum : http://www.flickr.com/photos/agriculturasp/4587503784/

Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp

 

Notícias por Ano