bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Ciclo de seminários IEA analisa o custo de produção de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo

O Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) convida para a palestra: “Cana De Açúcar: custos nos diferentes sistemas de produção nas regiões do Estado de São Paulo”, ministrada pelas pesquisadoras Katia Nachiluk e Marli Dias Mascarenhas de Oliveira. O evento, que tem participação gratuita, acontecerá na próxima quarta-feira, 10 de setembro, às 14 horas. Os interessados podem se inscrever no site: www.iea.sp.gov.br.

O Estado de São Paulo foi responsável pela produção de 424,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar no ano de 2012. Principal produto da agropecuária paulista, esse montante representou 45,9% do Valor da Produção Agropecuária (VPA), segundo levantamento realizado pelo IEA. Sendo assim, a utilização de estimativas de custos de produção na administração de empresas agrícolas se torna cada vez mais importante. Por essa razão, as pesquisadoras realizaram a atualização dos sistemas de produção e estimava de custo de produção das principais regiões do Estado. Este trabalho é resultado da parceria entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro Sul do Brasil (ORPLANA). O trabalho vem se desenvolvendo desde 2008.

De acordo com as pesquisadoras, foram atualizadas as informações obtidas na pesquisa nas sete regiões em que a cultura é mais importante: Piracicaba (Piracicaba e Capivari); Ribeirão Preto (Sertãozinho); Catanduva (Monte Aprazível), Assis (Assis); Jaú (Jaú e Lençóis Paulista); Araçatuba (Valparaíso e Andradina) e Araraquara (Araraquara).

Os resultados da pesquisa encontram-se descritos no artigo: “Cana de Açúcar: custos nos diferentes sistemas de produção nas regiões do Estado de São Paulo”, publicado na edição de agosto da revista Informações Econômica.

Serviço:
 “Cana-de-açúcar: custos nos diferentes sistemas de produção nas regiões do Estado de São Paulo
Data: 10 de setembro
Horário: 14 horas
Local: Sala de Seminários Ruy Muller Paiva – Avenida Miguel Stéfano, 3.900 - Água Funda – São Paulo.
 

 

Texto: Nara Guimarães
Assessora de Imprensa - IEA
11 5067-0498

Notícias por Ano