Câmara Setorial de Milho paulista discute mercado e transgênico

A Câmara Setorial de Milho, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, reúne-se no dia 23 de junho (terça-feira), quando discute a segunda estimativa de oferta e demanda de milho no Estado de São Paulo para 2009. Na primeira estimativa do ano aprovada em março último pela Câmara, a previsão era de uma oferta total de 8,013 milhões de toneladas (acréscimo de 0,3% em relação a 2008) e de uma demanda total de 8,126 milhões (mais 0,1%), segundo o coordenador do trabalho, pesquisador Alfredo Tsunechiro do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA).
A importação de milho de outros Estados foi estimada em 3,58 milhões de toneladas (aumento de 8,2%), por causa da redução de 7% na primeira safra estadual, para 3,525 milhões de toneladas. Já o consumo da área animal foi calculado em 6,51 milhões de toneladas (mais 2,5%), das quais 3,114 milhões de toneladas((aumento de 3%) para avicultura de corte; 1,008 milhão de toneladas para avicultura de postura (mesmo consumo do ano passado); 925 mil toneladas (mais 5%) para outros animais; 367,7 mil toneladas (mais 3%,) para e pecuária leiteira; e 233,9 mil toneladas para pecuária de (mais 7%). O consumo da área industrial deve cair 4,2%, para 1,15 milhão de toneladas.
Transgênico
Outro assunto da reunião da Câmara Setorial é o milho transgênico. Uma mesa redonda vai debater o tema “Pós-colheita de milho transgênico: transporte, armazenagem, segregação, processamento, rotulagem, exportação e consumo”.
Entre os debatedores, estarão presentes Roberto Kazuo aYamakado (Corn Products Brasil); Carsten Weneger (ADM doBrasil); Sandro José Amadeu (Coopermota); Érico Antonio Pozzer (Associação Paulista de Avicultura); Nelson Arnaldo Kowalski (Abimilho); Ariovaldo Zanni (Sindirações); Edson Luiz Camargo e Maria Salete Oliveira Gomes (CEAGESP).
SERVIÇO:
“2ª Reunião trimestral de 2009 da Câmara Setorial de Milho”
Data: 23 de junho, 9h30
Local: Secretaria de Agricultura e Abastecimento – Auditório do IEA – Av. Miguel Estéfano, 3900 - Água Funda – São Paulo – SP
Informações: (11) 5067-0378 (Secretaria Executiva da Câmara Setorial/CODEAGRO/SAA)
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende