Com forte presença na mesa dos lares e do food service, requeijão cremoso é foco de curso on-line do Ital

Órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP trará versões com baixo teor de sódio, de gordura e de lactose e com fibras
Genuinamente brasileiro e com grande aceitação pelo consumidor, o requeijão cremoso conquistou espaço na alimentação dentro e fora de casa, está presente nas mais diferentes delícias culinárias e tem a vantagem de ser um produto bastante seguro microbiologicamente quando comparado aos queijos, que têm mesmo teor de umidade. Ciente dessa relevância para o consumidor e para o mercado, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, oferece o curso Fabricação de Requeijão Cremoso pela primeira vez no formato on-line no próximo dia 19, das 8h30 às 17h – inscrições abertas até segunda-feira (16).

Com a expertise de quem já publicou duas edições do livro Requeijão Cremoso e Outros Queijos Fundidos (Setembro Editora), produtos amplamente pesquisados e desenvolvidos pela equipe do Centro de Tecnologia de Laticínios (Tecnolat) há 43 anos, o Ital ensinará princípios gerais e principais etapas do processo de fabricação, com detalhamento de formulações de diferentes tipos de requeijões cremosos e culinário, assim como abordará legislação na área. Além da versão tradicional do requeijão cremoso, serão apresentadas opções com baixo teor de sódio, baixo teor de gordura, baixo teor de lactose e com adição de fibras, sendo que todas as formulações serão disponibilizadas aos participantes.

“São várias as possibilidades de inovação, pois os queijos fundidos são muito versáteis para a incorporação de diversos ingredientes com benefícios à saúde. A adição de fibras, por exemplo, traz não só características funcionais como também tecnológicas que possibilitam redução do teor de gordura”, ressalta a pesquisadora Patrícia Blumer Zacarchenco, que coordena o curso com a assistente de pesquisa Fabiana de Souza Trento.

Com conteúdo voltado para profissionais da indústria de alimentos, laticínios, técnicos, professores e estudantes da área, dentre outros interessados, as aulas serão ministradas por Patrícia, engenheira de alimentos, mestre e doutora em Tecnologia de Alimentos, Fabiana, bióloga e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, e pela pesquisadora Leila Maria Spadoti, engenheira agrônoma, mestre e doutora em Tecnologia de Alimentos.

Sobre o Ital

Localizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.

Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br.

Crédito: Antonio Carriero/Ital