CONCURSO DE QUALIDADE DE CAFÉ LEVA O NOME DE PESQUISADOR DO IEA

O engenheiro agrônomo Celso Vegro, pesquisador científico do Instituto de Economia Agrícola – IEA/Apta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, empresta seu nome à 10ª edição do Concurso de Qualidade de Café da Alta Mogiana. A cerimônia de premiação acontece no próximo sábado, 22/09, a partir das 20h00, no Espaço Cedro, em Franca e contará com a presença de Marli Mascarenhas, diretora do Instituto.
Promovido pela AMSC – Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana, o evento é aguardado com expectativa pelos produtores e por toda a comunidade, já que o café é uma tradição regional. De acordo com o Banco de Dados do IEA, o Escritório de Desenvolvimento Rural – EDR de Franca, do qual fazem parte 13 dos 15 municípios que possuem concorrentes ao prêmio, é o segundo maior produtor do Estado, tendo colhido em 2011 um total de 738.961 sacas de 60 kg, montante que superou os 352 milhões de reais.
Conforme a previsão e estimativa de safras, veiculada pelo IEA em agosto último, os bons ventos devem continuar beneficiando os produtores de café de Franca e das outras regiões do Estado. Segundo os pesquisadores, a produção paulista de café poderá alcançar 5,24 milhões de sacas beneficiadas, 33,8% maior que a obtida na safra agrícola 2010/11, resultando em uma produtividade 33,6% superior a do ano anterior. Esse fenômeno pode ser explicado pela bienalidade da lavoura e pela ocorrência de chuvas a partir do último trimestre de 2011 e primeiro de 2012, fato que, associado ao condizente pacote agronômico utilizado no manejo dos cafezais por parte dos cafeicultores, propiciou excelente recuperação vegetativa das plantas. A área plantada é de 223,5 mil hectares, praticamente a mesma que a safra passada.
Os vencedores desta 10ª edição do concurso representarão a região nas etapas seguintes. O clima favorável para colheita cria condições para que novamente os cafés produzidos na região tenham um bom desempenho nos concursos de nível estadual e nacional.
Sobre o pesquisador
Celso Luis Rodrigues Vegro é Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura "Luíz de Queiróz" - USP/Piracicaba com especialização em Sistemas Agrários pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Concluiu mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992). Atualmente, atua como Pesquisador Científico nivel VI do Instituto de Economia Agrícola da Agência Paulista de Tecnologia para os Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Dentre as diversas áreas de estudo, concentram-se de trabalhos em temas ligados à coordenação de cadeias agroindustriais, inovação tecnológica e tendências do mercado de alimentos e bebidas, especialmente, do café.
Mais informações:
Nara Guimarães