bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Conferência aborda cooperação entre Brasil, Itália e África pela produção sustentável de biocombustíveis

A possibilidade de expansão da produção de biocombustíveis para outros países, especialmente da África, em condições ambientalmente corretas é o objetivo da conferência “Brasil, Itália e África pela produção sustentável de biocombustíveis”, que acontece no dia 2 de abril, na cidade de São Paulo, por iniciativa da Universidade de São Paulo (USP), do Ministério Italiano do Meio Ambiente, Terra e Mar (IMELS) e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP), em cooperação com o Fórum das Américas e a Global Bioenergy Partnership (GBEP). O evento está alinhado com os temas e objetivos da Conferência Rio+20 que vai ocorrer em junho no Rio de Janeiro.    
A produção de biocombustíveis, até agora, desenvolveu-se em poucos países do mundo, mas pode vir a ter um papel mais significativo em países industrializados, na medida em que auxilia no cumprimento das metas de reduções na emissão de gases do efeito estufa, o que se alinha com um futuro de “economia de baixo carbono”, dizem os organizadores do evento. Porém, tal expansão pode enfrentar diversos problemas, como possíveis conflitos com a produção de alimentos e limitações ambientais, assim como problemas sociais e econômicos.
A conferência reunirá empresários, acadêmicos, políticos e estudante de vários países. Na abertura, aguarda-se a presença do ministro do Meio Ambiente da Itália, Corrado Clini; da secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi; e do professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE/USP), José Goldemberg, além de especialistas brasileiros e africanos. Entre os palestrantes, o pesquisador Marcos Landell, do Instituto Agronômico (IAC-APTA-SAA), vão falar sobre o programa de etanol no Estado de São Paulo e sua aplicabilidade na América Latina e na África.  
SERVIÇO:
Evento: Conferência sobre Produção Sustentável de Biocombustíveis
Data: 2 de abril das 9h00 às 18h00
Local: Sala da Congregação – FEA/USP
Organização: IEE-USP; IMELS, SAA-SP, Fórum das Américas e GBEP
Contato: forumamericas@forumamericas.org.br ou (11) 3094-7984
Inscrições: workshop@forumamericas.org.br
Programação completa: http://www.fearp.usp.br/arquivos/imprensa/preliminarprogram2deabril/preliminarprogram2deabril.pdf

 

Notícias por Ano