bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Cotação do Feijão dispara no Mercado Atacadista de São Paulo, aponta levantamento do IEA

Pressão e alívio: de um lado, arroz, feijão e batata pressionam e do outro, produtos de origem animal aliviam a variação de preços no mercado atacadista.

No mês de janeiro, a variação dos preços médios do mercado atacadista da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) indicou retração nas cotações de 11 produtos, oito dos quais de origem animal, enquanto dez itens apresentaram variação positiva de preços, de acordo com o levantamento realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Os produtos de maior redução de preços foram carnes bovinas (dianteiro e ponta de agulha), suína ½ carcaça e o frango resfriado; ovos, queijo mussarela e as farinhas de mandioca (grossa e fina) e de trigo, informam Vagner Martins e José Alberto Angelo, pesquisadores do IEA.

Em relação aos aumentos verificados no mês, o maior destaque é para o feijão que emplacou 61,74% no período. Essa alta nos preços, segundo os pesquisadores, pode ser atribuída à menor oferta do produto devido à redução da área cultivada para a safra das águas, agravado pelo clima com temperaturas acima da média e ocorrências de chuvas isoladas de grande intensidade que dificultam a colheita, e reduzem a produtividade e a qualidade do grão. Eles ressaltam que a normalização dessa conjuntura no mercado atacadista de São Paulo pode ser revertida a partir de abril com a entrada do feijão da safra da seca, cujo plantio é realizado no final de janeiro e em fevereiro, podendo se estender até o final de março.

Com aumento de 14,85% nos preços médios do produto lavado e 38% nos últimos 12 meses, a batata ocupa a segunda posição no ranking dos gêneros que apresentaram aumento no período. Outros produtos de grande importância no consumo das famílias paulistanas, como, arroz, cebola, alho, café e leite longa vida também sofreram reajustes tanto na comparação com o mês anterior quanto no ano, com exceção do café que apresenta variação negativa (-6,24%) quando comparados os preços atuais com os cobrados em janeiro de 2018.

Para ler o artigo na íntegra, acompanhar os movimentos de preços do feijão e das farinhas e informações sobre os demais produtos, clique aqui.

Por: Nara Guimarães

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Notícias por Ano