Cultivo de tomate orgânico será tema de treinamento do Instituto Biológico

Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf) atende demanda de pequenos e médios produtores rurais paulistas em sanidade animal e vegetal

O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, retoma as atividades do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), que visa levar informações e treinamento em sanidade animal e vegetal para pequenos produtores paulistas. O primeiro evento deste ano terá o tema “Manejo Sustentável para Controle de Pragas e Doenças em Cultivo Orgânico de Tomate” e será realizado de forma híbrida em 28 de setembro, a partir das 13h.

Em parceria com a APTA Regional de Pindamonhangaba e a Cooper Orgânicos, o Programa realizará treinamento presencial no cultivo orgânico de tomates a 30 produtores do Vale do Paraíba, que estarão presencialmente no evento seguindo todos os protocolos estabelecidos para conter a disseminação da Covid-19, como o uso de máscaras e distanciamento social. As inscrições para participação presencial devem ser feitas pelo e-mail htakada@sp.gov.br ou pelo telefone 12 3642-1823. O público em geral também terá acesso ao evento de forma online, por meio do canal de Youtube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Os pesquisadores do IB discutirão com os produtores o manejo de pragas e doenças e darão noções de controle biológico para a cultura do tomate. Também serão compartilhados conhecimentos relacionados ao uso de predadores para pragas e doenças do tomate, com o uso de ácaros e outros organismos, além da utilização de fungos entomopatogênicos.

Outros assuntos abordados serão a utilização de nematoides entomopatogênicos e bactérias, trichoderma, solarização e biofumigação do solo para controle de fungos fitopatogênicos habitantes no solo na cultura do tomateiro.

Desde março de 2020, a APTA Regional de Pindamonhangaba tem certificação orgânica de suas áreas de produção de arroz, plantas medicinais e aromáticas, agroflorestas e de cultivo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).

Segundo Marcos Soares, da Cooper Orgânicos, a região do Vale do Paraíba conta atualmente com mais de 120 produtores orgânicos, além de agricultores que praticam o sistema agroecológico. Apesar da demanda da região por esses produtos, os produtores familiares ainda têm dificuldade para acessar grandes mercados.

“Temos na região uma grande rede institucional, formada por mais de mil escolas estaduais e municipais, além de 300 escolas particulares que demandam produtos orgânicos. Esse mercado institucional é também formado por prefeituras, presídios e departamentos da Marinha, Aeronáutica e Exército. Temos ainda uma grande rede hoteleira que pode utilizar esses produtos. Nossa cooperativa tem trabalhado para criar esse elo entre os produtores e esses consumidores, para melhor escoamento da produção local”, conta.

Prosaf

O Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf) é organizado pelo Instituto Biológico em parceria com a APTA Regional, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS), cooperativas e associações de produtores. O objetivo é desenvolver ações em curto, médio e longo prazo para transferir conhecimento e gerar tecnologias nas áreas de sanidade animal, vegetal e ambiental, atendendo a demanda dos pequenos produtores rurais.

Criado em 2009, o programa já treinou mais de três mil pessoas em diversos municípios paulistas. “Nosso foco é promover a sanidade e a sustentabilidade da agricultura familiar paulista. Os pequenos e médios produtores têm um papel muito importante para a produção de diversos alimentos que chegam à mesa da população. Sabemos, porém, que esse público carece de tecnologias adaptadas às suas condições, por isso, o Prosaf busca compartilhar conhecimento para melhorar a produção e, consequentemente, a qualidade de vida desses agricultores”, afirma Antonio Batista Filho, pesquisador do IB e um dos coordenadores do programa.

SERVIÇO

Prosaf - Manejo Sustentável para Controle de Pragas e Doenças em Cultivo Orgânico de Tomate
Data: 28/09/2021
Inscrições presenciais: htakada@sp.gov.br e 12 3642-1823