Curso em DVD sobre reprodução artificial de lambari é lançado por APTA Regional e ABRACOA

Um curso em DVD com o detalhamento das etapas de reprodução artificial do lambari acaba de ser lançado pela APTA Regional, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Organismos Aquáticos (ABRACOA). O “Curso de indução hormonal para a reprodução do lambari” foi preparado pelo pesquisador Fábio Rosa Sussel, da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) de Pirassununga.
De forma detalhada e visando dar praticidade a técnica de indução hormonal, o curso tem duração de uma hora e treze minutos e se destina a atender as necessidades de quem esta iniciando na criação do lambari, revela Sussel. Acompanha o DVD uma planilha no Excel que calcula automaticamente, a partir da quantidade de peixes e do peso médio, a quantidade de hormônio a ser utilizada, a diluição deste e a dose a ser aplicada em cada peixe. “Isto torna a reprodução do lambari em algo relativamente simples e descomplicado”, diz o pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA/SAA). Também interessa para técnicos de laboratórios e pesquisadores que necessitam da reprodução do lambari para suas pesquisas.
Trata-se de trabalho focado na transferência de tecnologia cujo propósito é a obtenção de alevinos, explica Sussel. “A ABRACOA acredita no lambari como uma espécie promissora.” Assim, a divulgação deste DVD é “apenas mais uma ferramenta que pretendo utilizar para a consolidação da cadeia do lambari”.
No contexto de que “peixe nativo é para pesca esportiva e subsistência de populações ribeirinhas, peixe pra consumo é peixe cultivado, o lambari entra como alternativa para o pescador profissional se tornar um produtor de lambari e/ou guia de pesca”, diz Sussel. “Isto implica em diminuição da pesca extrativa e, consequentemente, aumento da demanda por peixe cultivado.”
O vídeo será comercializado pela ABRACOA pelo valor de R$ 80,00 (mais custos de envio), “e não visa lucro por nenhuma das instituições envolvidas, já que o propósito é a difusão de tecnologia”, informa o pesquisador da APTA. O valor cobrado na distribuição destina-se à cobertura dos custos de filmagem/edição, antecipada pela Associação.
Para ver a tecnologia de indução hormonal para a reprodução do lambari clique em “Tecnologias APTA Regional/Tecnologia Polo Regional Centro Leste/UPD Pirassununga” (clique para baixar o arquivo em pdf).
Os interessados em adquirir o DVD podem entrar em contato com a ABRACOA pelo e-mail - abracoa@uol.com.br ou pelo telefone (11) 3672-8274.
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende