Curso no IZ aborda aspectos tecnológicos, processamento e comercialização da carne de ovinos

Para aumentar o conhecimento sobre boas práticas na produção de cordeiros de qualidade e agregação de valor na comercialização da carne, o Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, realizará no dia 23 de março, das 8 às 17 horas, em Nova Odessa (SP), o “Curso de Avaliação de Carcaça, Cortes Comerciais e Produtos Processados de Carne Ovina”. O evento contará com a participação de palestrantes especializados e atualizados no mercado, que abordarão, na teoria e prática, assuntos relacionados a avaliação de carcaça, cortes comerciais, boas práticas de fabricação e produtos processados de carne ovina.
Pela manhã, a programação conta com a palestra “Medidas de eficiência alimentar - qual devo adotar?”, que será proferida pelo pesquisador do IZ Ricardo Lopes e trará orientações importantes para o produtor diminuir os custos com alimentação, aumentando a produtividade e rentabilidade da produção de ovinos, visando uma ovinocultura mais competitiva e sustentável, frente ao mercado de outras carnes.

Na continuação, o Médico Veterinário Marcelo Drummond, da Associação Paulista de Charcutaria Artesanal (APAC), falará sobre um tema essencial na fabricação de produtos artesanais – “Boas Práticas de Fabricação”.
Em seguida, os participantes também aprenderão na prática os diferentes tipos de cortes comerciais de ovinos com o engenheiro de alimentos Marcos Bisinella. Durante a tarde, terão noções básicas sobre defumação artesanal e o preparo de produtos processados com carne de ovinos, como salame, hambúrguer e linguiça.
O evento tem como público alvo produtores, profissionais da área de alimentos, veterinários, alunos de graduação e pós-graduação, chefs e afins, e será coordenado por Lopes, que é Médico Veterinário, mestre e doutor em Produção Animal, e responsável pela Unidade de Pesquisa em Ovinocultura do IZ.

Serviço
Data: 23 de março, das 08 às 17h