bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Delegação de Iowa e Kansas visita o Centro de Bovinos de Corte do IZ

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, recebeu a Delegação da Federação de Agricultura do Estado de Iowa, Estados Unidos, para visita técnica no Centro de Pesquisa em Bovinos de Corte, em Sertãozinho, interior de São Paulo, em 30 de março de 2015.
Ao todo, 23 pessoas visitaram o IZ, entre diretores e associados, representantes de fazendas e das maiores associações agrícolas, situadas nos Estados de Iowa e Kansas, região Centro-Oeste dos Estados Unidos. A delegação foi recepcionada pela pesquisadora e vice-diretora do Centro de Pesquisa, Maria Lúcia Pereira Lima, que abordou as principais linhas de pesquisas desenvolvidas com bovinos de corte e os resultados alcançados com o Programa de Melhoramento Genético das Raças Nelore, Guzerá e Caracu.
O principal objetivo da delegação foi à busca de experiências profissionais com instituições de pesquisa agropecuária, visando à oportunidade de reuniões com membros do governo para discussões de questões comerciais e do papel do Brasil no mercado mundial. A delegação americana também pretende visitar produtores locais, instituições agrícolas e outros órgãos que possam promover conhecimento mais amplo sobre questões políticas, produção e mercado na região a ser visitada.
“Ficamos impressionados porque pudemos ver um melhoramento muito grande entre o grupo controle e o de seleção”, disse Ross Allan kurash, associado da Federação de Agricultura do Estado de Iowa.
Jackson Michael Brockshus, também associado da federação, completou dizendo que puderam aprender o que é feito no IZ e como os fazendeiros podem utilizar o conhecimento adquirido nesta visita. “É sempre muito bom ver diferenças técnicas da pesquisa e do desenvolvimento. Foi uma visita muito produtiva para o grupo.”
A pesquisadora do IZ, Maria Lúcia, considerou que o intercâmbio foi muito importante. “São produtores que trazem suas experiências, e nós mostramos nossos trabalhos em país tropical.”
Maria Lúcia falou do Programa de Melhoramento Genético, desenvolvido pelo Centro de Bovinos de Corte, mostrando a base de comparação que foi obtida com a 35ª progênie nascida este ano. “Essa diferença que ocorre com a seleção é extremamente importante. São poucas as instituições no mundo que fazem esse trabalho de comparação entre rebanho selecionado e não selecionado com as interferências do ambiente ano a ano. E eles tiveram a oportunidade de conhecer no IZ, único no Brasil.”
O objetivo da delegação, de acordo com Robison Scorsolini, da Diniscor Agronegócios, é promover uma experiência educacional em um tour intensivo destinado ao conhecimento dos desafios da produção agrícola e pecuária do Brasil, a competição em potencial que possa se desenvolver para os produtos agrícolas de Iowa na área de estudo e o potencial de negócios agrícolas entre os Estados Unidos e o Brasil.
 

Texto: Lisley Silvério (MTb 26.194) - Assessoria de Imprensa – IZ

Notícias por Ano