Dietas alternativas de alta energia para cordeiros e borregos em terminação é tema de curso do IZ

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está com inscrições abertas para o curso de “Ovinocultura – alimentação de cordeiros e borregos em terminação”. O evento, que ocorrerá dia 30 de junho, das 8h15 às 16h, discutirá sobre dietas de alta energia para alimentação dos animais, com opções de ingredientes e tipos de dietas que possibilitem o melhor desempenho dos animais em substituição ao milho e ao farelo de soja, atualmente com preços elevados.

Produtores rurais, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, parceiros e interessados no assunto podem fazer a inscrição pelo site do IZ. O curso será presencial na sede do Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa, no interior paulista. Os palestrantes convidados têm grande experiência na área de nutrição e alimentação de ovinos, formulações de dietas e cálculo de custos de produção.

No período da manhã ocorrerão as palestras sobre Dietas de alta energia e pouca fibra para terminação, uso de tamponantes e outros aditivos, com o professor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), Evandro Maia Ferreira; Importância da Fibra e Ingredientes utilizados como fontes de fibra para dietas de cordeiros em terminação ministrada pelo pesquisador do IZ, Fabio Prudêncio de Campos; e Custo da alimentação na terminação em dietas de alta energia proferida pela professora de Universidade Federal Uberlândia, Camila Raineri.

Durante a tarde, o coordenador do curso, pesquisador do IZ, Mauro Sartori Bueno, abordará Alimentos concentrados para terminação de cordeiros: opções para substituir milho e farelo de soja; e o tema Utilização de reprodutores selecionados para melhor eficiência alimentar: nova tendência do mercado de reprodutores será ministrada por Ricardo Lopes Dias da Costa, pesquisador do IZ.

Segundo Mauro, os cordeiros têm elevado ganho de peso e excelente conversão alimentar, quando confinados e terminados com dietas de alta energia. Nas palestras serão apresentados os ingredientes mais utilizados e sua comparação com ingredientes “alternativos” menos conhecidos para terminação dos cordeiros e borregos.

Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Assessora de Imprensa IZ
lsilverio@sp.gov.br