bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Dirigentes da maior empresa de controle biológico do mundo visitam laboratórios do IB

Dirigentes da maior empresa de macro e microbiológicos para polinização de lavouras e controle biológico do mundo visitaram a sede do Instituto Biológico (IB) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. o objetivo foi conhecer a estrutura laboratorial e os projetos desenvolvidos em controle biológico, além de conversar sobre a possibilidade de parcerias.
Na visita, realizada no dia 16 de novembro de 2016, o gerente global de P&D da Koppert Biological Systems, Sjoerd van der Ent, da Holanda, e o representante da empresa no Brasil, Rafael Costa Santos Rocha, foram apresentados aos trabalhos de controle biológico pelo pesquisador do IB José Eduardo Marcondes de Almeida, que mostrou ainda a capacidade do laboratório do instituto, em Campinas.
Há um ano, o IB e a Koppert realizam projeto de parceria para o desenvolvimento de um novo produto à base de Metarhizium anisopliae, que será usado para o controle da cigarrinha-de-raiz, uma das pragas mais importantes da canavicultura. O Instituto realiza os testes em laboratório e campo para comprovar a eficácia da nova formulação. A expectativa é que o produto proporcione maior facilidade para aplicação nas lavouras. Atualmente, para aplicação do Metarhizium anisopliae é necessária umidade relativa do ar acima de 65% e temperatura abaixo dos 28ºC.
“A visita foi importante para apresentar os trabalhos do IB, que são referência nacional em controle biológico. A Koppert é uma empresa muito importante no segmento e o Instituto Biológico tem interesse em estreitar relações para o desenvolvimento de inovações na área de micro e macrobiológicos”, afirmou Almeida.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, a visita e o projeto em desenvolvimento com a empresa holandesa mostram a credibilidade e qualidade das pesquisas desenvolvidas pelo IB. “Estamos trabalhando para aumentar, por meio dos Núcleos de Inovação Tecnológica, os projetos de nossos institutos com a iniciativa privada para incentivar a inovação tecnológica. Esta é uma das recomendações do governador Geraldo Alckmin”, afirmou.
Referência em pesquisas com controle biológico
O Instituto Biológico é referência brasileira em pesquisas com controle biológico, selecionando cepas e predadores para controlar pragas e doenças em flores, banana, cana-de-açúcar, soja e seringueira. As pesquisas do IB têm forte contribuição para a redução do impacto ambiental, diminuição dos custos de produção e melhoria social, por colaborarem para, respectivamente, reduzir o uso de agrotóxicos e a infestação de pragas e patógenos e promover a proteção da saúde do agricultor.
O Instituto também auxilia a iniciativa privada na instalação e manutenção de biofábricas que produzem esses inimigos naturais. Ao todo, 42 biofábricas brasileiras – do total de 50 existentes no Brasil – foram assessoradas pelo IB em São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro, Tocantins, Mato Grosso, Paraná e Bahia.
Por Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA
19 2137-8933

Notícias por Ano