bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Doenças de plantas medicinais são temas de palestras do Biológico em Socorro (SP)

Como parte dos eventos do PROSAF (Programa de Sanidade em Agricultura Familiar), o Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, promove, no dia 10 de setembro em Socorro (SP), o evento “Doenças fúngicas das plantas medicinais, aromáticas e condimentares”.  Composto de duas palestras, o evento tem o apoio do Pólo Leste Paulista/APTA, da Casa de Agricultura de Socorro/CATI e da Prefeitura Municipal de Socorro.
Na ocasião, os pesquisadores Olga Maria Ripinskas Russomanno e Pedro Carlos Kruppa vão abordar, respectivamente, os temas “Doenças nas plantas” e “Qualidade da semente”.
Na palestra sobre Doenças nas plantas, serão apresentadas as principais doenças fúngicas que ocorrem nas plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Serão descritos os principais fungos causadores de doenças na parte aérea das plantas e os de solo, abordando a sintomatologia, etiologia e o manejo desses micro-organismos. No manejo, será dada ênfase às práticas culturais livres da aplicação de defensivos, tendo em vista que estes produtos podem interferir na composição das plantas, afetando suas propriedades terapêuticas e o sabor. 
Na palestra sobre Qualidade da Semente, será abordada a importância das sementes na cadeia produtiva de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, com ênfase à qualidade sanitária. A maioria das espécies deste grupo de plantas é propagada por sementes. “As sementes são consideradas um dos meios mais eficientes de disseminação e transmissão de patógenos às plantas e isso possibilita a introdução de doenças nas áreas de cultivo, podendo causar prejuízos na produção agrícola”, diz o palestrante. Serão apresentados os métodos para detecção de fungos em sementes, a semeadura, as práticas culturais e as medidas de controle.
Após as palestras, será realizada uma Clínica Fitopatológica, na qual os participantes poderão apresentar suas plantas doentes para diagnóstico por parte dos dois palestrantes. Quando necessário, o material será encaminhado para análise laboratorial e posterior diagnóstico e controle.
SERVIÇO:
“Doenças fúngicas  das plantas medicinais, aromáticas e condimentares”
Data: 10 de setembro, às 9 horas
Local: Horto Florestal Municipal de Socorro – Av. Dr. Rebouças, 116 – Centro – Socorro – SP
Informações: (11) 5087-1724 e (19) 3855-3178; e-mails: russomano@biologico.sp.gov.br; pckruppa@biologico.sp.gov.br e ca.socorro@cati.sp.gov.br
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Acompanhe a Secretaria de Agricultura pelo Twitter 

 

 

Notícias por Ano