bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Em 21 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Pesca!

Este ano, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) definiu como tema “Investir na proteção social para garantir uma transformação azul equitativa no setor pesqueiro”. A economia azul, ou economia do mar, abrange os recursos e serviços proporcionados pelos oceanos, sem desviar o olhar da subsistência e riqueza cultural das populações costeiras e da necessidade de sustentabilidade e conexão entre os setores que atuam nessas áreas.

O Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, realiza diversas ações e desenvolve projetos de pesquisa voltados a fortalecer as cadeias de pesca no Estado de SP e em outras regiões do país. As atividades do IP, baseadas em sua missão de alinhar produção pesqueira e preservação do ambiente aquático, apontam para o uso sustentável dos recursos pesqueiros também do ponto de vista sociocultural.

Um exemplo é o trabalho de fortalecimento e reconhecimento das mulheres da pesca, responsáveis pela geração de renda de muitas famílias. Além desse, o projeto Valoriza Pesca, na Baixada Santista, promove um olhar técnico-científico, mas também humano para a pesca artesanal. O Instituto de Pesca atua, ainda, na etapa de pós-captura, somando aos esforços da Secretaria da Agricultura no estabelecimento da regularização sanitária dos produtos artesanais paulistas; no caso, o pescado artesanal.

 

Mais informações: ipcomunica@sp.gov.br

 

Crédito imagem: Jakob Owens/Unsplash

Notícias por Ano