Em evento no IAC, governador de SP e secretário de Agricultura entregam laboratório de pesquisa e anunciam ações à população de Campinas e região

O governador Rodrigo Garcia e o secretário de Agricultura e Abastecimento em exercício, Francisco Matturro, estiveram nessa segunda-feira, 18, na sede do Instituto Agronômico (IAC-APTA), em Campinas. Os gestores participaram da reunião do secretariado estadual, em mais uma etapa do Governo na Área, iniciativa que traz o Governo para mais perto da população, ouvindo demandas e prestando contas das ações realizadas em cada região paulista.

No evento, o governador e o secretário fizeram a entrega do Laboratório de Acarologia do Instituto Biológico (IB-APTA), situado em Campinas, que recebeu investimentos para reforma e ampliação. Garcia e Matturro participaram também do lançamento de nova variedade de cana-de-açúcar desenvolvida pelo IAC, a IACCTC07-7207, que trará muitas vantagens ao setor.

"É um grande orgulho para mim e para os servidores da Secretaria que essa reunião tão importante seja realizada na sede do nosso IAC", disse Matturro. Ele lembrou que o IAC é uma das primeiras instituições de pesquisa agrícola da América Latina e ajudou a levar a agricultura brasileira ao que ela é hoje.

O secretário ressaltou também a importância da região de Campinas para a Secretaria de Agricultura, com a presença das sedes da Cati e CDA e do Gabinete da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), além de Unidades de Pesquisa do IAC, IB, Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e Instituto de Zootecnia (IZ).

Matturro aproveitou para parabenizar a APTA pelo seu 21° aniversário, comemorado em 18 de abril, e destacou o quanto a Agência tem feito em prol da pesquisa na agricultura. "A cada real investido na APTA, em pesquisa, dezesseis reais retornam para a sociedade e o setor produtivo", enfatizou.

Na ocasião, foram entregues, ainda, 196 itens para os municípios da região de Campinas, pelo Programa Nova Frota. Entre os equipamentos, mas não só, estão pás carregadeiras, caminhões-pipa, tratores, implementos agrícolas e outros.

No âmbito das outras secretarias, ocorreram ações do Programa Respeito à Vida, liberação de recursos para infraestrutura urbana, investimentos em turismo local, além da entrega de novas moradias, mais Poupatempo e unidades escolares.

Estiveram presentes o prefeito de Campinas, Dário Saad; o subsecretário de Agricultura, Orlando de Castro; o chefe de gabinete da SAA, Ricardo Lorenzini; os coordenadores da APTA, Sergio Tutui, e CDA, Luís Bianco; os diretores gerais do IAC, Marcos Landell, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), Celso Vegro, do Instituto de Pesca (IP), Cristiane Neiva, e do Departamento de Gestão Estratégica, Renata Arnandes; a representante da APTA Regional, Keila Duarte; além de deputados federais e estaduais, outros prefeitos e vereadores da região.

governador Garcia IAC1

Investimentos da Secretaria de Agricultura trazem sustentabilidade ao agro através da pesquisa científica

O Laboratório de Acarologia do IB, localizado no Centro Avançado de P&D em Sanidade Agropecuária, desenvolve pesquisas na área de biotecnologia e manejo de ácaros em cultivos agrícolas, controle biológico de insetos e ácaros pragas com uso de predadores, além da caracterização, monitoramento e manejo da resistência a pesticidas em ácaros e insetos de importância agrícola.

O objetivo dos trabalhos é pesquisar e fomentar o uso de bioinsumos para o controle destes artrópodes, que atingem uma ampla gama de produtos agrícolas, como flores e hortaliças. O uso de inimigos naturais para o seu combate contribui com o uso racional de defensivos agrícolas químicos, tornando a produção mais sustentável.

Já a nova variedade de cana-de-açúcar IACCTC07-7207 é considerada um material moderno e em total conformidade com as necessidades dos canavicultores em termos de produtividade, manejo e colheita.

Um de seus diferenciais é a alta produtividade de colmos (53% a mais do que a variedade mais cultivada no Brasil), que muda o patamar referencial desse indicador na canavicultura brasileira.

Esse atributo melhora o sombreamento das entrelinhas de cultivo, reduz erosão, deposita mais palha no solo, traz mais biomassa residual para o canavial e reduz o problema de mato competição, racionalizando o uso de agroquímicos.

Com isso, o material se torna altamente interessante para a sustentabilidade, com melhor ciclagem dos nutrientes e matéria orgânica, além de aumentar a longevidade das lavouras de cana.