Em Monte Alegre do Sul, Seminário e Dia de Campo em Piscicultura

O Polo Regional do Leste Paulista/APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realiza no dia 16 de maio (sábado), em Monte Alegre do Sul, o “Seminário e Dia de Campo em Piscicultura”, em parceria com o governo federal (Embrapa, Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, FINEP e Ministério da Agricultura), a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP) e a Aquabrasil.
O objetivo é divulgar resultados de pesquisas, desenvolvidas pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP), na área de processamento de pescado, bem como propiciar intercâmbio entre a pesquisa, a extensão e o setor produtivo, conta a pesquisadora Célia M. Dória Frascá Scorvo, diretora técnica do Núcleo de Pesquisa do Pólo Leste Paulista.
O evento destina-se a técnicos, profissionais liberais e produtores rurais envolvidos com piscicultura e/ou interessados em gestão de empreendimentos, envolvendo criação de peixes e processamento de pescado.
O programa se constitui dos seguintes temas: Boas práticas de manipulação de alimentos – o pescado como matéria-prima; Processamentos (pescado minimamente processado, salgado e seco, defumado e fermentado); e Utilização de resíduos do processamento e elaboração de silagem. Uma mesa-redonda, às 11h30, complementa as atividades da parte da manhã.
À tarde, a partir das 14 horas, os participantes, divididos em grupos, participam de atividades práticas de despesca, abate, higienização, processamento e agregação de valor no produto etc.

SERVIÇO:

“Seminário e Dia de Campo em Piscicultura”
Data: 16 de maio de 2009, das 8 às 18h
Local: Pólo Regional Leste Paulista (antiga Fazenda Experimental) – Monte Alegre do Sul. – SP
Informações e inscrições: (19) 3899-1022 ou 3899-1286 e e-mail: cfrasca@apta.sp.gov.br

Link relacionado: Seminário de piscicultura: produção de tilápia em tanques-rede em represa rural

Antônio Carlos Simões
Instituto de Pesca