Em São José dos Campos, Governo de SP lança Agropolo Vale em evento marcado por entregas e inaugurações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Os anúncios ocorreram durante o 1º Fórum da Gastronomia Artesanal. O dia foi marcado, entre outros atos, pela entrega de 15 viaturas do AgroSP+Seguro - Segurança no Campo e anúncio de investimento de R$ 50 milhões para instituições de pesquisa da Secretaria de Agricultura

Entregas, inaugurações e assinaturas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo marcaram o lançamento do Agropolo Vale, no Parque Tecnológico em São José dos Campos, nesta quarta-feira, 23 - local onde ocorre o 1º Fórum da Gastronomia Artesanal.

O Vice-Governador Rodrigo Garcia, o Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, e o Secretário Executivo, Francisco Matturro, entregaram o conjunto de investimentos que contempla as áreas de pesquisa e inovação, segurança no campo, aquisição de equipamentos para municípios e a produção artesanal.

"Hoje é um dia de inovação, tecnologia, avanços para os artesanais e para o Agro como um todo, com anúncios e investimentos para o Agro paulista avançar ainda mais", falou Itamar Borges.

Foram feitos:

ANÚNCIOS:
- Investimentos para pesquisas (R$50 milhões);
- Reconhecimento dos Arranjos Produtivos Locais.

ASSINATURAS:
- Termo de Cooperação com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Agro - Agrotech;
- Convênio entre a FUNDAG e a Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba;
- Assinatura de convênio com municípios da região – PROGRAMA NOVA FROTA SP NÃO PARA.

ENTREGAS:
- 15 Veículos do Programa AgroSP+Seguro -Segurança no Campo”;
- Entrega de certificados de SISP (Serviço de Inspeção de São Paulo) Artesanal, para a Queijaria Santa Vitoria, de Queluz;
- Concessão de Selo Arte para o Laticínio Artesanal Montezuma, de São João da Boa Vista, que produz 07 produtos; e para o Laticínio Rima, de Porto Feliz, que produz 12 produtos.

INAUGURAÇÕES:

- Unidade de Manejo, Ordenha e Reprodução de Búfalas (Instituto de Zootecnia);
- Laboratório Móvel de Análise da Qualidade do Leite (Instituto de Zootecnia);
- Unidade de Eficiência Alimentar de Ovinos (Instituto de Zootecnia);
- Laboratório de Teste de Desafio (Instituto de Tecnologia de Alimentos).

LANÇAMENTO:

- Site Balanço Social APTA, uma publicação que aborda os impactos econômicos, sociais e ambientais das pesquisas realizadas pelos Institutos da APTA. O trabalho aponta que a cada R$ 1,00 aplicado na APTA e suas unidades, houve retorno de R$ 16,23 para a sociedade.

"Muitos falaram: tratar o Agro dentro do Parque Tecnológico? É justamente isto! Por isso o Agro é inovador e está onde está. Poucos sabem, mas São Paulo é o 2° maior Estado produtor do Agronegócio do Brasil", disse o Vice-Governador Rodrigo Garcia.

Estiveram presentes no ato o Secretário da Justiça e Cidadania de SP, Fernando José da Costa; o Prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth; o Subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro; o Presidente APQA, Christophe Faraud; o Diretor-Geral do Parque Tecnológico, Jeferson Cheriegate; o Diretor de Desenvolvimento de Negócios do PqTec, Marcelo Nunes; o coordenador do Escritório de Projetos do PqTec, Luiz Fernando Carvalho; o idealizador do Agropolo Vale, Luis Fernando Massari; o coordenador da APTA, Sergio Tutui; o coordenador da CATI, Alexandre Grassi; o coordenador da Defesa Agropecuária, Luís Bianco; Chefe de Gabinete da SAA, Ricardo Lorenzini; o coordenador do programa AgroSP+Seguro - Segurança no Campo da SAA, Antônio Carlos; o presidente da Comevap, Aristeu Trannin; os deputados federais Milton Vieira e Eduardo Cury; os deputados estaduais André do Prado e Sérgio Victor; a Secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico de SP, Marina Bragante; o Diretor executivo do Mundo Mesa, Georges Schnyder, entre prefeitos, vereadores, secretários municipais, coordenadores e servidores da SAA.