bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Empresa indiana busca na Secretaria de Agricultura conhecimento em transferência de embriões de búfalas

Referência em projetos de produção e transferência de embriões em búfalas, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebeu, na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) em bubalinocultura do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), em Registro (SP), a visita de representantes da JK BovaGenix – maior empresa indiana de biotecnologia na reprodução de animais –, para conhecer a unidade e estabelecer a difusão de conhecimento em produção e transferência de embriões em búfalas.

O chefe de seção técnica da Unidade, o pesquisador Nelcio Antonio Tonizza de Carvalho, mostrou, durante a visita, a técnica de aspiração folicular para a recuperação de óvulos e posterior produção in vitro de embriões de búfalas, que estava sendo realizada como parte de projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). “Os representantes da empresa puderam conhecer mais sobre a técnica de produção de embriões em búfalas, graças à visita realizada na Unidade do IZ”, disse.

O médico veterinário e CEO da empresa JK BovaGenix, Shyam Zawar, ficou impressionado com os trabalhos de pesquisa e agradeceu a receptividade e troca de experiências. “Todas as informações disponibilizadas contribuíram para que nossa empresa pudesse trabalhar com mais uma espécie importante em nosso país”, destacou.

Já Ieda Watanabe, proprietária da empresa Vitrogen, enfatizou a relevância da parceria. “O IZ, assim como nossa empresa, possibilitou, diante da parceria, que os representantes da empresa indiana adquirissem maior conhecimento para poder trabalhar com a produção de embriões de búfalas na Índia”.

Na volta à Índia, a empresa iniciou a produção de embriões in vitro e os primeiros embriões produzidos já foram transferidos em tempo fixo em mais de 40 receptoras. As próximas etapas serão a produção de embriões com sêmen sexado e a transferência de embriões vitrificados, uma vez que a primeira experiência foi com a transferência de embriões a fresco.

O projeto de produção de embriões in vitro realizado na Unidade do IZ conta com o suporte financeiro da Fapesp e com a parceria do Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, do Centro de Pesquisa em Urologia da Faculdade Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo, da Vitrogen e da Bovigênese.

As principais linhas de pesquisas da UPD em Bubalinocultura abrangem Produção de leite de búfalas à pasto; Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF); produção de embriões in vitro e in vivo; e Transferência de Embriões em Tempo Fixo (TETF).

A Unidade de Pesquisa fica em Registro (SP), na Rod. Régis Bittencourt, km 435 - Ribeirão Vermelho, telefone (13) 5704-8645.

Mais informações
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Tel: (11) 5067-0069

Notícias por Ano