Encontro de café do sudoeste paulista discute indicação geográfica, comercialização e mecanização

Indicação geográfica, comercialização e mecanização são os temas do “XIII Encontro Regional de Cafeicultores - Cafés do Sudoeste Paulista”, que acontece no dia 20 de outubro, a partir das 8h00, na Estância Turística de Piraju (SP). O encontro, realizado pela Casa de Agricultura e Piraju e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, é destinado a produtores rurais, agricultores familiares, cafeicultores, técnicos, agroempresários, estudantes de ciências agrárias e empresas do setor.
Entre os palestrantes, Hulda Oliveira Giesbrecht (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa – SEBRAE/SP) vai falar sobre o tema "Indicação geográfica como ferramenta para o aumento da competitividade dos produtores"; o pesquisador Celso Luis Vegro (Instituto de Economia Agrícola – IEA/APTA/SAA) vai abordar "Estratégias comerciais para o café"; e a gerência de produtos da JACTO vai tratar do tema “Colheita mecanizada”.
Segundo o Sebrae-SP, as indicações geográficas são ferramentas coletivas de proteção e promoção comercial de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios. Também ajudam na preservação da biodiversidade. Trazem contribuições extremamente positivas para as economias locais e para o dinamismo regional, ao proporcionar o real significado de criação de valor local.
A região sudoeste, no vale do rio Paranapanema, tem área em torno de 25.500 hectares, com 2.635 propriedades produtoras, concentradas nos municípios de Piraju, Tejupá, Fartura, Itaí, Taguaí, Arandú e Timburi que possuem 60% da produção esperada para a atual safra.
O encontro, que tem o apoio de várias empresas do setor, será realizado no Parque de Exposições da Festa do Café de Piraju (FECAPI). Outras informações podem ser obtidas na Casa de Agricultura pelo telefone (14) 3351-1174 ou pelo e-mail ca.piraju@cati.sp.gov.br.
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Eliane Christina da Silva/Camila Amorim (estagiárias)