Encontro discute perspectivas do mercado fungicultor

Agricultores e autoridades se reuniram em Pinhalzinho, interior de São Paulo

No último dia 27 de setembro, Pinhalzinho recebeu um encontro de fungicultores para discutir as perspectivas do cultivo de cogumelos e as novas pesquisas e tecnologias para o setor. Participaram do evento cerca de trinta produtores da região, o pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Daniel Gomes, e o diretor executivo Associação Nacional dos Produtores de Cogumelos (ANPC), Carlos Lima. Estiveram presentes também o presidente do Grupo de Produtores de Cogumelo de Pinhalzinho, Evandro Torricelli, e o prefeito de Pinhalzinho, Anderson Luis Pereira. A região possui cerca de 60 produtores de cogumelos e uma produção de 800 toneladas por ano.
Atualmente, o Polo Regional Leste Paulista, em Monte Alegre do Sul, realiza trabalhos de melhoria no cultivo de cogumelos, em que reduziu em até 40% os custos de produção para os fungicultores. A pesquisa realizada pelo pesquisador da APTA, Daniel Gomes, teve como objetivo principal modificar a visão dos produtores que antes não conheciam os benefícios dos cogumelos e trabalhavam apenas com o produto em conserva.
Esse ganho na renda dos produtores foi possível devido à redução do custo da cocção, dos conservantes e da mão de obra. "Produzir cogumelos in natura ainda exclui a concorrência do cogumelo importado (cozido), que vem gerando grandes transtornos aos produtores nacionais devido à concorrência desleal de preços", afirma o pesquisador da APTA. Segundo ele, as vantagens do cogumelo fresco são inúmeras e garantem qualidade nutritiva e sabor diferenciado.
O pesquisador também coordenou uma pesquisa gastronômica em que foram desenvolvidas receitas adaptadas ao paladar brasileiro. O trabalho foi desenvolvido junto ao gastrônomo e consultor de gastronomia do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/SP), Leonardo Paiva. O resultado do trabalho será impresso em um livro de receitas com a finalidade de introduzir o alimento ao cardápio do brasileiro, já que o consumo é pequeno.
Durante o encontro, o pesquisador do Polo Regional Leste Paulista, da APTA, Daniel Gomes, apresentou atividades de pesquisa e transferência de tecnologias destinadas à fungicultura regional e falou sobre o suporte da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo aos fungicultores. O prefeito de Pinhalzinho, Anderson Luis Pereira, demonstrou apoio à atividade, que gera empregos diretos e indiretos na região. Já o diretor da ANPC, Carlos Lima, apresentou o panorama da fungicultura nacional aos produtores e enfatizou a necessidade de organização do setor como ferramenta de manter a atividade competitiva e fortalecer a agricultura familiar, principal característica dos produtores de cogumelo brasileiros.
Texto: Sandy Quintans
Estagiária – Assessoria de Imprensa – APTA