bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Equipamento permite compostagem acelerada de resíduos orgânicos e utilização de compostos como fertilizante

Dar um novo destino para sobras de comida de restaurantes industriais, resíduos sólidos de suinocultura e lodo de esgoto. Este é o objetivo da empresa 5 Ecos, que desenvolveu uma máquina para realizar compostagem desses resíduos no período de 24 a 36 horas. A empresa, localizada em Santa Bárbara d'Oeste, interior paulista, recebeu recursos do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE-FAPESP), e contou com auxílio de pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, para traçar novos caminhos para melhoria do processo e automação do equipamento.

Segundo Mariana Helena Pereira, responsável pela 5 Ecos, a empresa desenvolveu um equipamento inédito, com tecnologia totalmente nacional, capaz de reciclar o lixo orgânico de forma acelerada. Com ele é possível transformar o resíduo de restaurantes industriais, produção agropecuária e lodo de esgoto, obtido a partir do esgoto urbano, em um composto orgânico que pode ser usado como fertilizante na produção de alimentos.

A reciclagem, ou processo de decomposição, é feita sem odor, sem chorume, sem poluição e reduz o volume do lixo em até 90%, além de reduzir área de pátio destinada a compostagem e logística de revolvimento do composto. O processo de compostagem em pilhas demora 60 dias para a decomposição dos materiais orgânicos e mais 60 dias para a estabilização do composto orgânico.

No mercado há cinco anos, a empresa procurou pelos pesquisadores da APTA em 2018 para melhorar o processo, principalmente de utilização desse composto na agricultura. “Percebemos que o uso do composto não estava sendo empregado com sucesso na agricultura, por isso, procuramos a APTA para saber o motivo. As plantas ficavam amarelas e não se desenvolviam”, conta Mariana.

A partir de análises laboratoriais, os pesquisadores da APTA descobriram que o motivo estava na quantidade desbalanceada de carbono e nitrogênio, além do excesso de sódio, que causava salinização do solo, dificultando a absorção de água pelas plantas.

“Propomos diversos ajustes para a total automatização do equipamento e para melhorias no processo de compostagem, para adequação do composto final às normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para registro e comercialização de fertilizantes e compostos orgânicos”, explica Edna Bertoncini, pesquisadora da APTA.

A empresa, juntamente com o grupo de pesquisa da APTA, trabalha agora para submeter um novo projeto à FAPESP para obter financiamento na segunda etapa do PIPE, visando à construção de modelo piloto da máquina, com todas as modificações observadas na primeira fase do projeto, levando em consideração o equipamento e sua automação, o processo de compostagem para entregar ao mercado um produto de qualidade e eficiente, auxiliando a reduzir os resíduos orgânicos que vão para aterros sanitários, e
reutilizando-os de forma sustentável em solos agrícolas.

PIPE FAPESP

O programa PIPE da FAPESP, apoia a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em micro, pequenas e médias empresas no Estado de São Paulo. O programa tem o objetivo de apoiar a pesquisa em ciência e tecnologia como instrumento para promover a inovação tecnológica, o desenvolvimento empresarial e aumentar a competitividade das pequenas empresas.

O PIPE visa ainda incrementar a contribuição da pesquisa para o desenvolvimento econômico e social, induzir o aumento do investimento privado em pesquisa tecnológica, possibilitar que as empresas se associem a pesquisadores do ambiente acadêmico em projetos que visem à inovação tecnológica, além de contribuir para a formação e o desenvolvimento de núcleos de desenvolvimento tecnológico nas empresas e para o emprego de pesquisadores no mercado.

“A parceria das empresas, FAPESP e instituições de pesquisa é de total importância. Como uma pequena empresa como a 5 Ecos teria recursos para contratar um pesquisador com a experiência e renome dos especialistas da APTA ou como teria dinheiro para pagar por um serviço tão especializado como esse? Esta é, com certeza, uma fórmula de sucesso e foi de fundamental importância para o desenvolvimento da nossa empresa. Sou uma garota propaganda dessa iniciativa”, afirma Mariana

Por Fernanda Domiciano

Assessoria de Imprensa – APTA

fdomiciano@sp.gov.br
gsalmeida@sp.gov.br

Notícias por Ano