Estudantes apresentam trabalhos científicos em Seminário no Instituto de Pesca, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

No próximo dia 06 de agosto, bolsistas de iniciação científica do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, terão a oportunidade de apresentar ao público seus trabalhosno XIV Seminário de Iniciação Científica do Instituto de Pesca - SICIP. Os projetos que serão expostos - de áreas como ciências biológicas, ciências do mar, engenharia ambiental, medicina veterinária e biomedicina- são fruto de todo um ano de trabalho dos estudantes, que recebem bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nas modalidades PIBIC (Iniciação Científica) e PIBIT (Iniciação em Desenvolvimento Tecnológicoe Inovação). No final do seminário, haverá premiação dos 3 melhores trabalhos.

Conforme explica o pesquisador do IP Marcelo Ricardo de Souza, coordenador de bolsas de Iniciação Científica (IC) do Instituto, o evento contará com a participação de estudantes das diversas Unidades de Pesquisa que compõem a instituição e é uma oportunidade de compartilhamento de ideias e conhecimento na área. “Estes bolsistas estão distribuídos em nossas Unidades, comoSantos, São Paulo, Cananéia e São José do Rio Preto. São alunos de diversas universidades, de cursos como Biologia, Oceanografia, Engenharia Ambiental e Ciências do Mar”, pontua Souza. “O seminário é voltado para o público de iniciação científica (tanto para os bolsistas, quanto para outros estudantes), estagiários e pós-graduandos, além dos orientadores e demais pesquisadores, o que acaba trazendo um intercâmbio importante para formação destes jovens”, complementa.

Futuros pesquisadores

Antes das apresentações dos bolsistas, a programação do evento conta com uma palestra do pesquisador do IP Sérgio Luiz dos SantosTutui, com o tema O conhecimento gerando valor para a sociedade. “A ideia é apresentar aos estudantesoportunidades que podem ter como pesquisadores formados no futuro”, explica Souza. De acordo com ele, os programas de IC do Instituto de Pesca têm como marca colocar o estudante em contato constante com um ambiente onde se desenvolve pesquisa científica, preparando-o para seguir profissionalmente. “Orientamos os alunos sobre como escrever um artigo científico, metodologia de campo e laboratório, e quanto à participação em reuniões científicas que acontecem durante o período da bolsa, para que, quando se formarem e buscarem mestrado e doutorado, já possuam know how e tenham uma percepção de como é a atividade científica como um todo”, garante o pesquisador. “Estes alunos entram aqui atuando como futuros pesquisadores desde o primeiro dia”, finaliza.

Data: Terça-feira, 06 de agosto de 2019

Horário: a partir das 08h30

Local: Sede do Instituto de Pesca. Av. Francisco Matarazzo, 455 - Parque da Água Branca. Barra Funda - São Paulo-SP