bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Estudantes de iniciação científica são premiados em Seminário do Instituto de Pesca

Bolsistas de iniciação científica do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, apresentaram os resultados obtidos nos seus projetos de pesquisa no XIV Seminário de Iniciação Científica do Instituto de Pesca – SICIP, realizado no dia 6 de agosto.

De acordo com o pesquisador do IP e organizador do evento, Marcelo Ricardo de Souza, o Seminário é voltado ao público de iniciação científica, mas, também, a todos os estudantes, estagiários, pesquisadores e orientadores, que passam a conhecer os trabalhos que estão sendo realizados, bem como estreitam as relações pessoais e profissionais.

O evento iniciou com a palestra O conhecimento gerando valor para a sociedade, ministrada pelo pesquisador do IP Sérgio Luiz dos Santos Tutui, que propôs a discussão sobre a relação entre as instituições de ciência e tecnologia e o setor produtivo; esclareceu a diferença entre inovação e invenção e compartilhou informações sobre a criação de novas e a extinção de atuais profissões como efeito do processo evolutivo da Robótica e Inteligência Artificial. “Na economia do conhecimento, quanto mais conhecimento se produz, mais insumo se tem”, afirmou, destacando para o público, sobretudo os estudantes, a importância da aprendizagem e pesquisa contínuas, para a conquista da satisfação profissional e da contribuição social.

A programação seguiu com a apresentação dos projetos dos bolsistas ao público presente e à banca – composta por pesquisadores convidados e do IP. Os seguintes projetos foram premiados:

1º lugar: Isadora Marini Sanches - "Cultivo de propágulos de Rhizophora mangle em diferentes condições salinas com a utilização de substrato dolomítico".

2º lugar: Camila Cristina Silvade Mendonça - "Ecotoxicidade aguda do extrato aquoso de Terminalia catappa em ovos recém fertilizados de Danio rerio (peixe zebra)".

3º lugar: Heloísa de Cia Caixeta - "Estrutura em tamanho da ictiofauna presente nos descartes e nos desembarques na pesca comercial paulista".

Notícias por Ano