Estudantes visitam Unidade de Pesquisa da APTA de Jaú

A Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), recebeu 10 estudantes, do núcleo de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Prefeitura Municipal de Jaú, do primeiro segmento de ensino, que correspondem às aulas de 1ª e 4ª série, no dia 10 de setembro de 2014. O evento “Venha nos conhecer: visita da Educação de Jovens e Adultos à Unidade de Pesquisa da APTA” foi coordenado pela pesquisadora da APTA, Elisângela Marques Jeronimo Torres, e contou com parceria da Secretaria Municipal de Educação de Jaú. A APTA também doou 100 exemplares do livro “Terra Roxa – vida e ciência na Estação Experimental de Jaú” para as escolas municipais da Cidade.
A visita contou com um circuito de atividades para receber os alunos EJA com o objetivo de divulgação e integração das atividades de pesquisa científica da APTA com a comunidade local. Os alunos assistiram a uma breve apresentação do histórico da Unidade, conheceram as instalações relacionadas às pesquisas desenvolvidas, o viveiro de mudas de cana-de-açúcar, o campo experimental de irrigação em cana e a área de confinamento de cordeiros. A visita foi finalizada com degustação de garapa. Os alunos foram presenteados com amostras de açúcar mascavo, produto da pesquisa em agregação de valor da cana-de-açúcar e exemplares do livro “Terra Roxa – vida e ciência na Estação Experimental de Jaú”.
Os exemplares do livro “Terra Roxa – vida e ciência na Estação Experimental de Jaú” foram entregues oficialmente pela UPD Jaú à Secretaria de Educação, durante a Feira Municipal do Livro, em 25 de setembro de 2014. A publicação será distribuída a todas as escolas de ensino fundamental de Jaú e será utilizada como ferramenta didática para os alunos. O conteúdo do livro, dentre outros assuntos abordados, relata parte da história da pesquisa científica relacionada aos importantes ciclos da cultura cafeeira e canavieira de Jaú e região. A publicação foi lançada em 2012, em comemoração aos 75 anos de existência da Unidade.
Para o ano de 2015, a Unidade da APTA de Jaú pretende dar continuidade a esse trabalho de divulgação, envolvendo educação infantil e de jovens e adultos, valorizando a existência da UPD junto à comunidade local e estadual.
Texto: Carolina Neves
Estagiária – Assessoria de Imprensa – APTA