Evento discute demarcação de parques aquícolas nos reservatórios do Rio Paranapanema

Estudos para a demarcação dos parques aquícolas nos reservatórios do rio Paranapanema serão apresentados nesta quarta-feira (14 de setembro), às 8h00, em Assis (SP). Também serão discutidas as atividades relacionadas com a aquicultura (cultivo de organismos aquáticos) praticada em águas continentais, com foco nesta bacia hidrográfica.
Os estudos para a demarcação dos parques aquícolas nos reservatórios do rio Paranapanema serão apresentados pelo professor Antonio Ostrensky, coordenador do Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais (GIA). Já a atuação do Ministério da Pesca e Aquicultura na região será abordada seu superintendente em São Paulo, engenheiro agrônomo Antonio Carlos Diniz.
É importante a participação na reunião de todos os usuários da Bacia do Rio Paranapanema (aquicultores, ribeirinhos, representantes de associações, cooperativas e prefeituras), diz o pesquisador Luiz Marques da Silva Ayroza, do Polo Médio Paranapanema/Apta Regional, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) participa de projetos de pesquisa desenvolvidos na bacia hidrográfica pelo GIA, que venceu a licitação do Ministério da Pesca e Aquicultura para coordenar os trabalhos.
Segundo Ayroza, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP), com 24 municípios do Médio Paranapanema, é um dos três consórcios de prefeituras do Rio Paranapanema. Os outros dois são os do Pontal e do Alto Paranapanema. Por isso, ele considera essencial a participação dos três consórcios na reunião desta quarta-feira.
O evento será realizado no auditório do Polo Médio Paranapanema/Apta Regional/SAA-SP, localizado na Rodovia SP 333 (Assis - Marília), km 397, Assis-SP. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3321-2026/1663 ou pelo e-mail ayroza@apta.sp.gov.br.
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Camila Amorim/Eliane Christina da Silva (estagiárias)