bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Exposição do Biológico mostra o mundo dos insetos e sua influência sobre nossas vidas

Cerca de um milhão de espécies de insetos conhecidas ocorre em praticamente todas as regiões do planeta. Uma amostra desse universo será apresentada ao público, no período de 26 de maio a 2 de junho, na exposição “Planeta Inseto: Biodiversidade”, que o Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, promoverá na capital paulista. Mais de dois mil alunos de 23 escolas (3 a 14 anos) e de uma universidade já se inscreveram para participar do evento.
A mostra faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente e do Ano Internacional da Biodiversidade, este último declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar a atenção ao problema cada vez maior de perda de espécies animais e vegetais, em razão das ações humanas.
Neste período, o IB disponibilizará ao público, de forma lúdica e interativa, diversos aspectos desses seres vivos, sensibilizando para a importância desses organismos na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública.
Muitas perguntas serão respondidas por especialistas, tais como: Você sabia que os insetos representam mais da metade de todos os organismos vivos conhecidos? Que somente as formigas representam 15% do peso de todos os seres vivos do planeta? Que existem insetos produzidos em laboratório para controle de outros insetos que atacam plantações e animais, e que isso é denominado controle biológico? Você já conheceu um baratódromo e torceu durante uma corrida de baratas “ao vivo”?
Se a resposta for “não” para a maioria das perguntas, a exposição “Planeta Inseto: Biodiversidade” é a oportunidade para se conhecer mais sobre esse “mundo dos insetos”. A mostra é uma forma criativa e didática de entreter os diversos públicos.
O cenário é um grande zoológico de insetos, onde o visitante poderá conhecer, ao vivo, as lagartas do bicho da seda (que formam o fio para fabricar nossa vestimenta), as abelhas (que produzem o mel), um formigueiro artificial (que revela a organização das formigas e a divisão de trabalho no interior de sua habitação), os cupinzeiros (que formam, junto com formigas e abelhas, o incrível grupo de insetos sociais e o seu papel na reciclagem de material orgânico).
Outro destaque são os insetos que vivem atacando plantações que nos fornecem alimentos. O visitante terá oportunidade de, no campo, conhecer e coletar as espécies de insetos que vivem no milho, girassol e soja, entre outras culturas. Ou então as pragas urbanas, insetos que rondam as nossas casas, avançam em nossa comida e podem transmitir doenças. Ou ainda a planta carnívora que se alimenta com o indigesto cardápio de insetos. 
O evento será realizado no pátio externo do Instituto Biológico, ocupando uma área de três mil metros quadrados. Uma tenda, bem no centro do pátio, abrigará as diversas atrações, com destaques para painéis interativos, curiosidades sobre os insetos, microscópios para observação de minúsculas criaturas, jogos, trabalhos manuais, etc. No entorno da tenda, a maior plantação de café localizada em área urbana servirá de laboratório vivo para observação dos insetos que nela vivem. 
A exposição é aberta a escolas no período de 26 a 29 de maio e nos dias 31 de maio e 1 e 2 de junho, mediante agendamento.  O público em geral poderá visitar a mostra nos dias 29 e 30 de maio, das 9 às 12 h e das 14 às 17 h. O endereço do IB é Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana – São Paulo – SP. 
Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (11) 5087-1703 ou pelo e-mail  planetainseto@biologico.sp.gov.br. Também pode ser consultado o site www.biologico.sp.gov.br.
A primeira edição da exposição, realizada em 2009 com o título “Planeta Inseto: Conheça este Mundo” durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, recebeu cerca de 3.000 visitantes, em sua maioria grupos escolares de diferentes idades. 

Clique para ver o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ycnqDljPO7w

   
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Maitê Laranjeira/Eliane Cristina da Silva
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.twitter.com/agriculturasp
www.agriculturasp.blogspot.com
www.youtube.com.br/agriculturasp

 

Notícias por Ano