bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Fabricação de chocolates é tema de curso teórico e prático do ITAL

Profissionais de micro, pequenas e médias indústrias, professores e empreendedores ligados à fabricação de chocolates podem não só aprender os processos como ter acesso a formulações e degustar produtos no curso Processo Industrial de Fabricação de Chocolates, nesta quarta e quinta-feira (7 e 8), no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), em Campinas (SP). Os interessados devem se inscrever até hoje, 5 de novembro, no link.

Com dois dias de duração e ministrado há 22 anos por técnicos e pesquisadores do Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (CEREAL CHOCOTEC), o curso apresenta uma abordagem geral sobre as etapas de processamento envolvidas desde a cadeia do cacau até o chocolate.

As aulas teóricas e práticas acontecerão das 8h30 às 17h30 e abordarão a produção da massa de chocolate e sua transformação em produtos moldados e recobertos, abrangendo informações sobre os principais ingredientes e aditivos utilizados, processos de fabricação e equipamentos (convencional e alternativos), parâmetros de controle de processo e aspectos de qualidade.

Sobre o ITAL

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) promove atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas. Fundado em 1963 e situado em Campinas/SP, o ITAL é vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e conta com sete unidades técnicas especializadas em produtos cárneos, de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças, engenharia de processos industriais e embalagens; 15 plantas-piloto especializadas em processamento de alimentos e bebidas e de avaliação do desempenho de embalagens; e 35 laboratórios de análise e ensaios, além da Plataforma de Inovação Tecnológica, especializada em estudos de tendências de mercado e de prospecção de oportunidades e demandas de inovação. É certificado na NBR ISO 9001 e possui ensaios acreditados na NBR ISO/IEC 17025 pela CGCRE/INMETRO. Outras informações estão disponíveis no site www.ital.sp.gov.br.

Informações para a imprensa:

Setor de Comunicação
(19) 3743-1757/2757

Jaqueline Harumi - comunicacaoital@ital.sp.gov.br
Victória Bolfe - estagiario.comunicacao@ital.sp.gov.br

Notícias por Ano