Feicorte 2011: participação da Secretaria é marcada pela interatividade

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP) participa da 17ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), que começa nesta segunda-feira (13) e vai até o dia 17 de junho na capital paulista, mostrando suas ações para o setor. No estande, o público vai encontrar várias novidades. Também há uma ação específica nas redes sociais. A interatividade será a marca deste ano.
O trabalho de melhoramento genético de bovinos de corte do Instituto de Zootecnia, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (IZ/APTA/SAA), será conhecido de uma forma diferente: por meio de um display explicativo e ilustrativo, os visitantes poderão acessar diretamente as informações que acharem interessantes, por simples toques manuais na tela.
Mas também há lugar para o tradicional: uma exposição com fotos e objetos antigos do IZ conta a história dos 60 anos das provas de ganho de peso realizadas todos os anos na unidade de Sertãozinho.
A secretária de Agricultura, Mônika Bergamaschi, estará presente no evento no dia 15, quando receberá homenagem num encontro de mulheres do agronegócio, às 17 horas. Antes, passa pelo estande da SAA.
Redes Sociais - O blog AgriculturaSP, com o apoio das demais redes sociais da Secretaria (veja abaixo), traz, entre 14 e 17 de junho, todos os seus temas voltados à Feicorte 2011.
Na terça, às 14h30, pesquisadores do Centro de Sanidade Animal do Instituto Biológico (IB-APTA) vão participar de mesa-redonda com transmissão ao vivo que tratará sobre “Insumos estratégicos para sanidade animal”. Lilia Paulin vai enfocar a brucelose, enquanto Eliana Roxo fala sobre tuberculose e Ricardo Jordão, imunobiológicos e insumos. A mesa conta, ainda, com o responsável pelo Programa Estadual de Controle da Brucelose e Tuberculose da Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria (CDA), Lúcio Oliveira Leite.
Na quarta (15), às 11 horas, a mesa-redonda ao vivo “Melhoramento genético para produção de carne - IZ/Sertãozinho” vai reunir as pesquisadoras Sarah Figueiredo Martins Bonilha e Renata Helena Branco, além do gerente de produto corte zebu da CRV Lagoa, Ricardo Abreu. A empresa é parceira do IZ na venda de sêmen e de embriões.
Às 14h30 haverá transmissão mesa-redonda ao vivo sobre integração lavoura-pecuária, com a pesquisadora Flávia Maria de Andrade Gimenes (IZ) e os pesquisadores da APTA Regional Gustavo Matheus (Polo Extremo Oeste/Andradina) e Gustavo Rezende Siqueira (Polo Alta Mogiana/Colina).
Na quinta (16), o tema é “Crédito e Mercado”: a partir das 11 horas, um podcast (arquivo de áudio) sobre linhas de financiamento, com a assistente-técnica do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), Katia Maria Giannini, será disponibilizado no blog. Já às 15h30, uma mesa-redonda traz os presidentes da Câmara Setorial de Carne Bovina, Alfredo Ferreira Neves Filho (Alfredinho); da Associação Brasileira de Agropecuária (Abrapec), Geraldo Perri Morais; da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesário Ramalho; e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira. O tema é “Mercado nacional e internacional de carne” e será mediado pelo secretário-executivo das Câmaras Setoriais, Nelson Staudt.
Na sexta (17), a partir das 10 horas, estará no ar um vídeo sobre “Proteção do rebanho contra a brucelose”, gravado pelo médico veterinário Lúcio Oliveira Leite, da CDA; às 11 horas, outro, intitulado “Animais sadios: lucro para o criador”, com o veterinário Fabio Tatsuya Mizusaki, também da CDA; às 14h30, num bate-papo ao vivo sobre compra, consumo e preparo de carne bovina, participam as nutricionistas do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Secretaria (Cesans/Codeagro), Milene Gonçalves Massaro Raimundo e Etelma Maria Mendes Rosa.
A Feicorte será no Centro de Exposições Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes, quilômetro 1,5, São Paulo/SP. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site www.feicorte.com.br; e o blog pode ser acessado em  www.agriculturasp.blogspot.com. O Centro de Exposições Imigrantes fica no km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes, São Paulo - Capital.
EQUIPE:
Texto:
Adriana Rota (colaborou Marketing do IZ)
Marketing Digital:
Vinicius Dias