Feileite 2010: Secretaria terá programação especial nas redes sociais

Além da participação convencional com seus institutos e coordenadorias, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo terá ação específica nas redes sociais durante a Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite (Feileite).
Na terça-feira (9 de novembro), serão disponibilizados no blog AgriculturaSP podcasts (arquivos de áudio) e slides preparados pela assistente técnica de direção do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), Katia Maria Giannini, com o tema “Financiamento e Crédito”: a partir das 10 horas, entra o material sobre a linha para Pecuária de Leite; das 11 horas, Apoio a Pequenas Agroindústrias; 12 horas, Qualidade; 13 horas, Bubalinocultura.
Às 14h30, uma mesa-redonda, ao vivo, terá como mote “Cati Leite, Associativismo e Crédito Rural”. Os convidados da mesa são o produtor Nadir Lopes, de Novo Horizonte, e Nelson Rodrigues dos Santos, da Associação dos Produtores Rurais de Bom Jesus dos Perdões e Região, atendidos pela regional da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria (Cati) de Bragança Paulista. Os “anfitriões” são o gerente-técnico do Cati Leite, Carlos Pagani Netto, o coordenador da Cati, José Luiz Fontes, e o diretor do Instituto de Cooperativismo e Associativismo da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (ICA/Codeagro), Diogenes Kassaoka.
Na quarta (10), o tema é “Mercado da Pecuária Leiteira”. Às 14h30, ao vivo, uma mesa-redonda, reúne o presidente da Câmara Setorial de Leite e Derivados, Jorge Rubez, o representante da empresa Jussara e membro da Câmara, Odorico Barbosa, e o secretário-geral das Câmaras Setoriais e  pesquisador do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), Nelson Staudt.
Quinta (11) é o dia de discutir “Pesquisa em Leite e Sanidade Animal”. Às 11 horas terá início a mesa-redonda “Brucelose, Tuberculose e Febre Aftosa”, que contará com o médico veterinário Heinz Otto Hellwig, responsável pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose, e o também veterinário Fábio Tatsuya Mizusaki, diretor do Centro de Defesa Sanitária Animal. Ambos são ligados à Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria (CDA).
Às 14 horas, o Polo Alta Mogiana, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), estará representado pelo pesquisador Ricardo Dias Signoretti, que numa entrevista fala sobre “Leite a pasto com gado cruzado (baixo custo de produção)”.
Na sequência, às 15 horas, o pesquisador Geraldo Balieiro Neto, do Polo Centro Leste/APTA, trata de “Milho Bt (transgênico) na alimentação do gado (incorporação de nutrientes no leite)”. Às 16 horas, é a vez de o pesquisador do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), Irineu Arcaro Junior, aparecer em vídeo para esclarecer sobre “Ambiência na Produção de Leite”. Logo depois, por volta das 17 horas, o pesquisador Aníbal Eugênio Vercesi Filho, do Polo Nordeste Paulista/APTA, expõe sobre o projeto "Gir Leiteiro x Jérsei - animais voltados para pequeno produtor e leite de qualidade".
Finalizando a semana, na sexta (12), o público em geral poderá conhecer mais sobre os benefícios do leite: a nutricionista Aline Yukari Kurihayashi, do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Codeagro (Cesans), fala, às 11 horas, sobre “Valores Nutricionais do Leite no Programa Vivaleite”.
Às 14h30, “Consumo de Leite por Adultos” será o tema abordado pela pesquisadora Maria Teresa Bertoldo Pacheco, do Centro de Ciência e Qualidade dos Alimentos do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), em um podcast.
Paralelamente, durante toda a semana, o Flickr (ferramenta de divulgação de fotos) e o Twitter (microblog) da Secretaria contarão com a cobertura do evento.
INFORMAÇÕES:
Assessoria de Comunicação/Secretaria
Euzi Dognani/Adriana Rota/Nara Guimarães
Patrícia Aparecida da Silva (estagiária)
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br