FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE RECEBE DOAÇÃO DE CAFÉ PRODUZIDO NA CAPITAL

O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Alberto Macedo e o Presidente da Câmara Setorial do Café, Nathan Herszkowicz, entregam à presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), Renéa Lembo, 565 quilos de café produzidos no Instituto Biológico da secretaria, o único cafezal da capital paulista. O evento, que será realizado no Palácio dos Bandeirantes, nesta quarta-feira (18/10) a partir das 10h30, contará com a participação de representantes de todo o setor produtivo do Estado de São Paulo. O café, que faz parte da campanha "Sabor da Colheita" foi colhido em junho passado, em cerimônia que deu início a safra paulista. Na ocasião, a própria primeira-dama participou da colheita, juntamente com o secretário Macedo, o presidente da Câmara Setorial e o presidente do Sindicafé-SP, Dagmar Cupaiolo, além de diversos convidados, entre produtores, pesquisadores e industriais. O café, que foi beneficiado por uma torrefadora da região de Campinas, será entregue torrado e moído O Cafezal do Biológico O Instituto Biológico, um dos maiores centros de investigação, estudo e pesquisas de pragas e doenças e de produção de vacinas contra males como aftosa e brucelose, foi criado em 1924 justamente para estudar o combate à broca do café. O primeiro plantio foi na década de 40 e servia como objeto de estudo e material de pesquisa. Na década de 80, todo o café foi retirado, com replantio em 1982 e em 1986. No ano passado, o cafeeiro foi podado e recepado. Em uma área de 10 mil m2 , o Instituto Biológico conta hoje com 1.305 pés de café A variedade plantada é a Novo Mundo, uma das muitas desenvolvidas pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), também órgão da Secretaria de Agricultura.