bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Governador Alckmin entrega obras de restauro do Museu de Pesca de Santos

O governador Geraldo Alckmin entrega nesta sexta-feira, 4, a restauração do Museu da Pesca de Santos, um dos mais belos prédios da cidade e que passou por importantes obras no último ano. Localizado na Ponta da Praia, teve janelas e esquadrias substituídas, restauro das portas, reforma do telhado, descupinização e a adequação da rede elétrica, além das pinturas internas e externas. Destaque para as obras de acessibilidade: agora o Museu possui rampas de acesso e elevador.
O Museu pertence ao Instituto de Pesca, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Fechado desde setembro de 2013, recebeu investimento de R$ 1,7 milhão do Governo do Estado, para realizar as reformas necessárias. Reabre ao público com novidades no acervo e com o anúncio de uma parceria com a Secretaria de Cultura, para elaboração de um plano de trabalho para a gestão do Museu.  
Conhecido popularmente como “museu do esqueleto da baleia”, mantém em seu acervo - além do famoso esqueleto, que pesa 7 toneladas e tem 23 metros de comprimento - peças biológicas taxidermizadas (empalhadas), esqueletos de animais aquáticos e conchas de moluscos, exemplares de tubarões taxidermizados; representação de 4 ecossistemas marinhos do litoral paulista (manguezal, costão rochoso, praia arenosa e fundo do mar), uma lula gigante (com 5 metros de comprimento e pesando 91 quilos - único exemplar em exposição no mundo), além de várias espécies de tubarões.  
Pronto para receber os visitantes, a partir de amanhã, o principal objetivo do Museu de Pesca é desenvolver ações científico-culturais, levando a comunidade a se conscientizar sobre a importância da preservação e utilização racional do ambiente aquático.
Sobre o Museu de Pesca
O edifício que sedia o Museu tem estilo eclético, construído em 1908, e é uma ferramenta cultural muito querida pela população de Santos e região, recebendo, em média, 65 mil visitantes por ano. A recuperação do Museu de Pesca, incluindo o projeto de acessibilidade, contribui para a melhoria das condições de atendimento ao público visitante em geral, e também para tornar mais eficiente o cumprimento da missão institucional de transferência do conhecimento científico e tecnológico, praticado naquela unidade.
A história do Museu de Pesca começou no século 18, quando o local foi estrategicamente escolhido para a instalação de um forte que cruzasse fogo com a Fortaleza da Barra, do outro lado do canal, a fim de atuar na defesa de Santos e São Vicente. O prédio foi construído em 1908 no local do Forte Augusto, destruído em 1894.

Assessoria de Imprensa
Tel. 11 5067-0069 - saacomunica@sp.gov.br
www.agricultura.sp.gov.br

Notícias por Ano