bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Governo de São Paulo e ABCZ assinam parceria para difusão de tecnologias da pecuária do IZ

O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, assinaram protocolo de intenções com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Claudio Paranhos, para o fomento da pesquisa do zebu em São Paulo. A cooperação técnica entre ABCZ e a Secretaria, que se dará por meio do Instituto de Zootecnia (IZ), da Agência Paulista de Tecnologia de Agronegócio (APTA), é considerada histórica e foi assina durante o evento de inauguração do Centro de Referência da Pecuária Brasileira – Zebu (CRPB-Z), em Uberaba, Minas Gerais.

O protocolo prevê a elaboração de um Plano de Trabalho entre IZ e ABCZ para desenvolver ações conjuntas e divulgar as pesquisas atualmente produzidas pelo Instituto paulista, ratificando-o como o maior centro de excelência em pesquisa de bovino de corte no País. O termo foi assinado na 81ª Expo Zebu, considerada a maior exposição agropecuária do País.

O Governador destacou que a ABCZ realiza um serviço exemplar, reconhecido em todo o País e, particularmente, em São Paulo. “Essa aproximação da entidade com o Instituto de Zootecnia, sem dúvida proporcionará resultados positivos para o zebu e a pecuária nacional”, afirmou.

Arnaldo Jardim destacou a relevância do acordo entre a Secretaria e a ABCZ, lembrando que é mais um reconhecimento pelo setor produtivo do excelente trabalho desenvolvido pelo IZ. Lembrou que a contribuição do IZ na cadeia produtiva nacional de carne gera anualmente R$ 304,2 milhões. “Depois do setor sucroalcooleiro, a exportação de carne é o segundo item no agronegócio no Estado, totalizando U$ 2,64 bilhões em 2014”, disse.

O presidente da ABCZ destacou que São Paulo é um Estado muito importante na história da pecuária nacional e, particularmente, da raça zebu. “O objetivo dessa parceria é aproximar a ABCZ do Instituto de Zootecnia, órgão com dezenas de décadas de atuação em genética bovina”, ressaltou.

De acordo com o termo de compromisso assinado, a ABCZ tem o interesse em somar esforços para estabelecer ações conjuntas para fortalecer as raças zebuínas com tecnologias modernas e sustentáveis. Além de promover a difusão de tecnologias geradas no IZ, fomentar a escrituração e o registro genealógico de animais das raças zebuínas do Centro de Pesquisa do IZ, fornecer informações zootécnicas para estimativa do impacto de Linhagem IZ de animais de raça Nelore no rebanho.

A diretora-geral do Instituto de Zootecnia, Renata Helena Branco Arnandes, ressaltou que a assinatura do protocolo propiciará aumento na difusão das tecnologias geradas pelo Centro Avançado de Pesquisa em Bovinos de Corte. Também será possível avaliar com precisão a contribuição do programa de seleção para peso ao sobreano do IZ para a pecuária nacional. “Será de grande relevância essa parceria para o apoio ativo da ABCZ no fomento das pesquisas no Instituto”, destacou.

Há 110 anos atuando no desenvolvimento de tecnologias e serviços à disposição do agronegócio paulista e nacional, o IZ é o maior fornecedor de material genético – sêmen e embriões – para a reprodução da raça Nelore no Brasil. Até a data atua,l foram comercializadas mais de 1.300.000 doses de sêmen.

O Coordenador da APTA, Orlando Melo de Castro, que também participou da solenidade de assinatura do protocolo, lembrou que o desenvolvimento de tecnologias modernas e sustentáveis permeia todo o trabalho do Instituto. Destacou que estudo pioneiro do IZ conseguiu melhorar a eficiência alimentar do rebanho, ao desenvolver animais cujas necessidades alimentares são menores, sem prejuízo ao peso e à qualidade da carne, garantindo maior produtividade e rentabilidade. Os impactos positivos ao meio ambiente são notados na necessidade de áreas de pastagem cada vez menores para o rebanho e na redução da emissão de gás metano.

Paranhos destacou que a Expozebu é uma exposição da pecuária brasileira. “E muito nos gratifica ter esse reconhecimento do Governador Alckmin. ABCZ e Estado de São Paulo ficam agora ainda mais próximos por conta da intensificação dos trabalhos em parceria”, disse o presidente.

Texto: Lisley Silvério

Assessoria de Imprensa – IZ     

Notícias por Ano