bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

GOVERNO DE SP CRIA A ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE AGROENERGIA EM JAÚ

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta terça-feira (23 de março), durante evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, a implantação da Estação Experimental de Agroenergia da Universidade de São Paulo em Jaú (município da região noroeste), que servirá de apoio a pesquisas nacionais e internacionais em bionergia.

Na estação serão desenvolvidos trabalhos, aulas e estudos de campo. Trata-se do primeiro espaço voltado para pesquisa, ensino e extensão em bioenergia fora da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP). A unidade contará com o envolvimento e participação de todos os campi da USP: capital, Piracicaba, Lorena, Pirassununga, São Carlos e Ribeirão Preto.

A parte administrativa e as salas de aula da nova unidade de pesquisa serão instaladas numa área da extinta Companhia Jahuense, doada à USP durante a cerimônia de anúncio da criação da estação. O governador José Serra também assinou o decreto que permitirá o uso compartilhado de uma área de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento com a USP, onde serão ministradas as aulas e pesquisas práticas.

Na nova unidade serão instalados o Polo de Aplicação e Desenvolvimento de Tecnologias da Agroenergia e Biomassa; o Centro de Ensino e Treinamento em Agroenergia; cursos de treinamento em agroenergia para pesquisadores e alunos de países da África, Caribe e da América Latina; nova área de concentração em Agroenergia para o curso de Agronomia da Esalq.

A Estação Experimental de Jaú faz parte da Rede de Bioenergia da USP, que estimula e articula atividades de pesquisa sobre a aplicação, produção e uso de energia a partir de fontes renováveis. O objetivo é desenvolver pesquisas básicas e aplicadas que assegurem a liderança do Brasil em fontes de biomassa e tecnologias da sua transformação em bioenergia.

Durante a cerimônia também foram assinados dois convênios entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ensino Superior, e a USP, que permitirão a realização de dois cursos do Programa Universidade Virtual do Estado (Univesp): de Licenciatura em Ciências e de Especialização em Ética, Valores e Saúde na Escola. Os convênios simbolizam a entrada oficial da maior universidade do País na Univesp, uma grande conquista do programa.

SECRETARIA DE AGRICULTURA - A área da Secretaria de uso compartilhado com a USP é a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) de Jaú, onde serão desenvolvidos os trabalhos, aulas e pesquisas de campo principalmente em experimentos de cana. Essa UPD se chamava Estação Experimental de Jaú e foi criada em 1938, dentro da rede de estações do Instituto Agronômico (IAC), para atender às pesquisas com café. Nos anos 80, com a expansão da cana na região, mudou o foco, o que predomina até hoje, com projetos na área de melhoramento, adubação e sanidade, embora ainda conte com pesquisas em café e seringueira. A área total é de 126,9 hectares  e está localizada na rodovia Leônidas Pacheco Ferreira, quilômetro 304. (Governo do Estado, com informações das secretarias de Agricultura e de Ensino Superior)

INFORMAÇÕES:
Assessoria de Comunicação da Secretaria
Tel.: 11 5067-0069
Euzi Dognani/Adriana Rota/Nara Guimarães

Patrícia Aparecida da Silva (estagiária)

Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp
www.orkut.com/agriculturasp

Notícias por Ano