bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Governo de São Paulo lança aplicativo para cadastro de endereço de produtores rurais

Município de Pardinho recebe endereços 100% digitais em todo o território

Produtores de todo o Estado de São Paulo já podem fazer o cadastro de suas propriedades no aplicativo “Rotas Rurais” lançado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), nas plataformas Android e IOS. O lançamento dos aplicativos ocorreu hoje, 14/05, em Pardinho, segundo município paulista que receberá endereços 100% digitais de todo o seu território. Confira podcast e vídeo tutorial. 

O aplicativo vai permitir que o agricultor faça um pré-cadastro de sua propriedade indicando o tamanho do terreno e a localização. O endereço digital será validado, posteriormente, pelos técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento que farão o trabalho de campo.

Após baixar o aplicativo e se cadastrar, o usuário será consultado sobre o interesse em ajudar o agronegócio paulista, caso responda sim, poderá participar da atualização da base de dados da Secretaria de Agricultura. Com esses dados, os técnicos da Pasta poderão desenvolver estudos e ajudar na elaboração de políticas públicas para benefício do produtor. É importante lembrar que as informações são confidenciais e nunca serão usadas para fiscalização do usuário ou das propriedades. O produtor poderá conferir o termo de confidencialidade quando baixar o aplicativo.

Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, os aplicativos são mais uma entrega tecnológica dos Institutos de pesquisa ligados à Pasta neste ano. “O Rotas Rurais é fruto de um ano e meio de pesquisas lideradas pelo IEA, da Secretaria de Agricultura. Foram investidos grandes esforços científicos para que o projeto possa oferecer não apenas o endereço digital e roteamento das estradas da área rural, mas a construção de uma plataforma que poderá orientar tanto as pesquisas quanto a elaboração de políticas públicas para o agro paulista. A ideia é que o projeto traga uma série de ferramentas que juntas ofereçam mais cidadania no campo”, afirma.

Pardinho recebe endereços digitais

Pardinho é o segundo município paulista a ser completamente mapeado pelo Rotas Rurais e receberá nesta sexta os Plus Codes, ou endereços digitais. Ao todo, foram mapeadas 361 propriedades e estabelecimentos rurais em 118 km de estrada.

Iniciativa inédita na América Latina, o programa Rotas Rurais é fruto de uma colaboração técnica entre o Governo de São Paulo e o Google. O gerente de parcerias do Google para a América Latina, Wilson Rodrigues, explica que o Plus Codes converte latitude e longitude fornecidas por satélites, gerando códigos curtos e simples, bem semelhantes aos códigos postais.

“A adoção dessa tecnologia em áreas rurais de cidades como Itu e Pardinho pode ajudar que um maior número de pessoas e organizações aproveitem todos os benefícios de ter um endereço em áreas que não estão mapeadas ou não tenham um serviço de código postal individualizado”.

O objetivo do Rotas Rurais é criar endereços digitais para aproximadamente 350 mil propriedades agrícolas, facilitando o acesso a essas localidades e proporcionando segurança para os moradores.

O mapeamento de zonas rurais viabiliza a melhoria do transporte na região, facilitando o acesso a serviços públicos básicos, como de saúde e segurança. O Rotas Rurais também terá um papel fundamental na atuação de empresas privadas na zona rural, facilitando a logística e distribuição de produtos do agronegócio local.

A meta é que 62 municípios sejam mapeados até o final de julho deste ano, com 10 mil km mapeados. A implantação total está prevista para dezembro de 2022. Após esse período, os dados desses lugares estarão disponíveis em aplicativos, como o próprio Google Maps, Waze e outros. Atualmente, mais de dois milhões de pessoas no Estado de São Paulo não possuem endereço.

Em maio, o Rotas Rurais já havia entregue o endereçamento digital a Itu (veja aqui matéria). Em junho está prevista a entrega dos endereços digitais da região de Catanduva. Em julho será a vez dos municípios no entorno de Presidente Venceslau e Presidente Prudente.

Notícias por Ano